Você sabe qual é a maior exigência da fé?

Fonte de Imagem: Universal.org

Talvez, por não cumpri-la, você não esteja tendo resultados. Saiba qual é

Todo mundo fez, faz e fará exigências na vida. Mesmo não se considerando uma pessoa exigente, sempre irá requerer que sejam satisfeitas algumas condições necessárias para que algo possa ser feito.

Aliás, estamos cercados por essas exigências. Para você ler essa mensagem, por exemplo, através desse site, a exigência foi ter acesso à internet.

E com a fé não seria diferente. Ela também tem suas exigências. E você já parou para pensar na maior delas? Talvez, por não cumpri-la, não esteja vivendo os benefícios dessa fé.

O Bispo Edir Macedo, em seu livro “Os mistérios da fé”, ensina que uma das maiores exigências da fé é a coragem.

“Se há fé, mas não se tem coragem para colocá-la em prática, então ela não adianta”, explica o Bispo.

Abraão foi corajoso

Abraão

Para ilustrar bem o porquê desta exigência, imagina o que seria de Abraão se ele não tivesse tido coragem para fazer tudo o que fez em nome desta fé? Com certeza, nem saberíamos da sua existência.

Mas, por ter tido coragem para sair do meio de sua parentela, ido para uma terra estranha, bem como tido a coragem de obedecer a Deus em tudo – e ainda de entregar seu único filho em sacrifício a Deus -, é que ele tornou-se o pai da fé e amigo de Deus.

É a coragem que impulsiona a pessoa a tomar atitudes em prol da fé que diz ter. O apóstolo Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, ensina que a fé sem obras é morta (Tiago 2.26) e que esse tipo de fé, nem sequer, pode salvar alguém:

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” Tiago 2.14

“A fé sem atitude de coragem é neutralizada. As obras da fé são atitudes de coragem, uma vez que não estão baseadas na confiança humana”, destaca o Bispo.

Ele ainda exemplifica que se o cristão tem fé que o pecado desagrada a Deus, mas não tem coragem para dizer “não” ao pecado, então, de nada adianta a crença dele em Deus.

Exemplos de quem atendeu a exigência da fé

A Bíblia está repleta de relatos em que seus personagens tiveram que usar a coragem, a fim de manifestar uma fé.

José teve que ter coragem para resistir à sedução da mulher do seu chefe (Genêsis 39.7-12); Isaías teve que ter coragem para se colocar à disposição de Deus para pregar (Isaías 6.8) e Jó para não negar a Deus, em meio ao caos que lhe sobreveio (Jó 2.9,10).

Para fazer a vontade de Deus, Zaqueu teve que ter coragem de passar a fazer o certo e restituir 4 vezes mais todo o prejuízo que havia causado às pessoas (Lucas 19.1-10); Rute teve coragem de deixar o seu povo idólatra e seguir o Deus de Israel (Rute 1.16,17); o rei Josafá teve que ter coragem para enfrentar o medo dos seus inimigos e seguir a orientação Divina, a fim de alcançar a vitória (2 Crônicas 20.3-30); a rainha Ester teve que ter coragem para entrar na presença do rei, sem ser chamada, e salvar seu povo (Ester 4.16,17).

“A fé exige coragem para resistir ao diabo; coragem para dizer ‘sim’ ou ‘não’; coragem para se desprender de certas coisas que prendem a pessoa ao mundo; para definir de uma vez a decisão a tomar; para confrontar o medo, enfim, coragem para fazer o que se tem de fazer”, finaliza o Bispo.

Não espere ter “muita” coragem para tomar atitudes de fé. Simplesmente faça o que ela pede. A coragem tem o poder de se expandir à medida que é usada. Quanto mais você usá-la, mais você a terá.

Se você deseja receber essa coragem, participe dos encontros que acontecem no Templo Maior ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: Universal.org

Artigos relacionados