O que é o Batismo nas Águas?

O Batismo nas Águas é a separação definitiva do homem da sua vida terrena e o início de uma nova vida como Cristão completo. É mais do que uma cerimónia pública de conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus, significa que o mundo está completamente morto para nós, através do processo de sepultamento do Batismo. Deixamos de ter em nós a velha natureza pecaminosa. Por outras palavras, o pecado deixa de nos governar quando morremos para ele através do Batismo. Depois da Sua ressurreição, o Senhor Jesus ensinou aos Seus discípulos sobre a importância do Batismo, dando-lhes uma clara ordem:

Por que é que preciso de ser batizado?

É importante ser batizado após o arrependimento, seguindo da decisão de abandonar uma vida de pecado e aceitação de Jesus como o Único Senhor. O arrependimento é a primeira condição para o Batismo. Normalmente, temos casos em que as pessoas são batizadas sem que haja arrependimento; não são “convertidos” a Cristo, mas “convencidos” d’Ele.

“Quem crer e for batizado será salvo;
quem porém, não crer será condenado.”
(Marcos 16.16)

Por que é que o Batismo é feito por imersão?

O Batismo nas Águas significa o início de um novo modo de vida, pois a água é o elemento mais natural de purificação. O Batismo por completa imersão na água representa o enterro total. Por esta razão, o Batismo é feito somente por imersão.

“Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que lhe abriram os céus,
e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.”
(Mateus 3.16)

O que é o arrependimento?

O Arrependimento é um sentimento de tristeza ou pesar por um erro que foi cometido. A compeensão do verdadeiro arrependimento é importante para cada cristão pois:

  1. O pecador deve reconhecer os seus pecados. Este é o primeiro passo para um arrependimento sincero e honesto: ninguém pode arrepender-se por algo que não reconhece.

  2. O pecador deve odiar o pecado. Se o pecador não vê o seu pecado como algo repugnante e odioso, então, certamente irá cometê-lo novamente e será escravizado por ele.

  3. O pecador tem que abandonar o seu pecado. Se não voltarmos as costas ao pecado agora, nunca nos veremos livres dele. De nada adianta pensar que triunfámos sobre o pecado se ele ainda está perfeitamente ao nosso alcance. Por exemplo, às vezes associamo-nos com pessoas que não compartilham a nossa fé, sendo que as mesmas, habitualmente, acabam por nos levar por caminhos errados, juntamente com elas. Por isso, mesmo que tivéssemos de resistir, eventualmente, acabaríamos por cair.

  4. O pecador deve esquecer completamente o pecado. O último passo do arrependimento total é esquecer o pecado cometido, como se este nunca tivesse sido cometido.

Tenho de me tornar dizimista antes de ser batizado?

Você não é obrigado a ser dizimista antes de ser batizado, mas a Palavra de Deus diz:

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
(Malaquias 3.10)

Ao ser um dizimista fiel, não só você estará a honrar a Deus (a Quem tem dado a sua vida), mas também estará a oferecer a outras pessoas de terem a mesma oportunidade que você teve. A decisão de ser batizado representa você dar 100% da sua vida a Deus. Por isso, deveria ser realmente um problema devolver 10% do que Ele lhe dá de si?
Para mais informações sobre o dízimo, consulte a página das Primicias.

Uma pessoa pode ser salva sem ser batizada?

Como a Palavra de Deus menciona: “Quem crer e for batizado será salvo; quem porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.16). Portanto, se uma pessoa se arrepende dos seus pecados, aceita o Senhor Jesus, mas logo em seguida morre antes de ser batizada nas águas, ainda assim, ela será salva.

E temos um excelente exemplo na própria Bíblia, como foi o caso do ladrão na cruz, ao lado de Jesus. Ciente da sua morte iminente, ele reconheceu Jesus como o Filho de Deus e pediu-Lhe a Sua salvação. O Senhor Jesus, imediatamente, respondeu:

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”
(Lucas 23.43)

O Batismo pode garantir a minha salvação?

O Batismo é o primeiro passo para a sua salvação. No entanto, após serem batizadas, algumas pessoas, eventualmente, desistem da sua fé – devido a pressões do quotidiano. Então, a resposta é NÃO, o Batismo não garante a salvação de uma pessoa. Só quem perseverar até ao fim será salvo. Para alcançar a vida eterna, todos devemos combater o bom combate da fé, tal como o apóstolo Paulo menciona em 2 Timóteo 4.7:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Outras questões

A pessoa decide batizar-se nas águas quando se apercebe que o seu modo de vida não tem sido correto diante de Deus e, consequentemente, decide começar uma nova vida com o Senhor Jesus.

Quando a pessoa atinge uma idade consciente para tomar esta decisão individual; na maioria dos casos, a partir dos treze anos de idade em diante.

Uma pessoa está pronta para o Batismo somente após ter a certeza de que se arrependeu dos seus pecados e tem completa fé no Senhor Jesus. É por isso que não batizamos crianças, porque o Batismo exige total arrependimento dos pecados. Como pode uma criança arrepender-se dos pecados que não tem?

Se uma criança não tiver pecados, não há necessidade de arrependimento. E, se não há necessidade de arrependimento, então, não há necessidade de Batismo.

As crianças devem ser dedicadas a Deus, de acordo com o que está escrito:

“Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava”
(Marcos 10.16)

O Batismo nas Águas é a perceção dos próprios pecados e, subsequentemente, o arrependimento de os ter cometido, e as crianças não têm a capacidade de fazer isso. Conforme mencionado na questão acima, as crianças devem ser apresentadas a Deus. Se você, como adulto, tiver tomado a decisão de abandonar a sua vida de pecado para aceitar o Senhor Jesus, então, terá que ser batizado.

O verdadeiro Batismo acontece apenas uma vez. Em alguns casos, uma pessoa pode ir para a água mais do que uma vez, isto porque a velha natureza ainda está viva.

Não, você não tem que pagar para ser baptizado nas águas. E, para que fique registada a data especial em que tomou a decisão de nascer de novo, até poderá requerer um Certificado do seu Batismo.

Ser batizado significa que você agora é parte do Corpo de Cristo e a Igreja é o Corpo de Cristo. O seu compromisso é de manter-se salvo e evangelizar os perdidos para o Senhor Jesus Cristo e, para isso, venha regularmente à Igreja aos domingos pela manhã, às quartas-feiras buscar o Espírito Santo e, às sextas-feiras para ministrar a autoridade sobre o mal, desta forma, você viverá pela fé.

“Pois em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo…”
(1 Coríntios 12.13)

A decisão do verdadeiro Batismo só acontece uma vez, tal como sucede com a morte, pois uma pessoa só pode morrer uma vez na vida. A questão de saber se o seu Batismo nas Águas aconteceu de facto para si, só você poderá responder, quando examinar a sua vida e olhar para os seus frutos após o Batismo.

“Não pode a árvore boa produzir frutos maus,
nem a árvore má produzir frutos bons.”
(Mateus 7.18-20)

É preciso ter muito cuidado ao usar o termo “cristão nascido de novo”. Observa-se que muitos cristãos usam este termo de forma religiosa, tendo, por isso, perdido o verdadeiro valor do que realmente significa. O Batismo nas Águas é a primeira de muitas decisões que uma pessoa terá de tomar para se tornar nascida de Deus. É importante para a pessoa que quer nascer de novo.

A pessoa também se deve negar a si mesma e ao mundo, sacrificando a sua vontade, diariamente, para mostrar a sua determinação de ser nascida de Deus. Ela deve viver de acordo com a Palavra de Deus.

Se ainda manifesta com espíritos malignos, isso mostra que você ainda está a passar pelo processo de libertação e de que terá de abrir o seu coração para permitir que Deus o liberte. O diabo é o acusador e ele sempre irá acusá-lo dos seus pecados. No entanto, quando você é batizado, os seus pecados são lavados, o que significa que o diabo não tem munições para usar contra si. Este é um passo positivo para a sua total liberdade e o que você precisa de fazer agora é acreditar. Isso nunca deverá impedi-lo de ser batizado, já que o Batismo é uma decisão pessoal de começar uma nova vida, com o Senhor Jesus.

Não aconselhamos as pessoas a irem a discotecas por causa da má influência a que estão expostas, tais como o abuso de drogas, promiscuidade, etc. No entanto, no que respeita a festas e música, esta é uma responsabilidade individual de pesar ou não o quanto isso irá beneficiar o seu relacionamento com Deus. Você precisa de avaliar se o tipo de ambiente, música ou as pessoas que estarão ao seu redor serão um risco (ou não) para a sua salvação.

Essa não deve ser uma razão que a impedirá de ser batizada – existem diferentes circunstâncias e motivos para as pessoas viverem juntas. Em vez disso, esta poderia ser uma oportunidade para você fazer um ponto de viragem positiva no seu relacionamento com o seu parceiro, estabelecendo-o através do casamento, como Deus ordena:

“Sabei, pois, nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idolatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
(Efésios 5.5)

Se você voltou à velha vida do pecado, então, terá que ser batizado de novo, porque o seu Batismo nas Águas não foi o verdadeiro Batismo.

O que devo fazer depois do Batismo?

Depois de Jesus ter sido batizado, Ele foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mateus 4.1) Sermos, IMEDIATAMENTE, tentados pelo diabo era a última coisa que esperaríamos encontrar, uma vez que rendemos as nossas vidas a Deus através do Batismo. Mas é exatamente isso que acontece. Se a decisão de ser batizado é real e provém do coração, isso provoca uma reação no diabo. Por isso:

  1. Desenvolva a sua relação com Deus, através da oração, e a oração eficaz é a que é feita com sinceridade.

  2. Leia a Bíblia. Um versículo é mais do que suficiente, observe os verbos e respeite a pontuação. É a Palavra de Deus que nos torna fortes espiritualmente, porque é ela que alimenta o nosso espírito – fé.

  3. Desenvolva a sua salvação, participando nas reuniões de quarta, sexta e domingo pela manhã.

  4. Dê o que CRISTO lhe deu, evangelizando, levando aos outros, gratuitamente, o que CRISTO lhe deu. “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…” (Marcos 16.15)

Este último passo revela que os 3 anteriores foram e estão a ser realizados com sucesso, pois se nós não começarmos e nem fortalecermos a nossa relação com Deus, SALVANDO, assim, a nossa alma, como poderemos ter o prazer de SALVAR outros?

O que prova o nosso AMOR a CRISTO é quando fazemos o que ELE fez: eu DOU!

AMAR é DAR, é permitir que outros tenham a mesma oportunidade que você está a ter e venham a aproveitá-la!