Saúde mental em risco

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, nalgum momento da sua vida de problemas de saúde mental e que 12 tenham uma doença mental grave

Comemorado a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental global, a fim de combater o preconceito e o estigma normalmente associados aos problemas mentais.
As perturbações de natureza mental têm vindo a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, representam já uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, em especial a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

Um estudo da Direção Geral de Saúde revela que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. Os mais afetados são as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social.
Portugal apresenta assim uma das mais elevadas prevalências de doenças mentais da Europa, estimando-se que 23% da população portuguesa seja afetada por uma doença mental e do foro psiquiátrico.

Fonte: calendarr.com, ionline.sapo.pt e adeb.pt