Saciar a fome no Largo da Batalha

Localizada entre as freguesias da Sé e de Santo Ildefonso, no centro da cidade do Porto, está a Praça da Batalha, um dos locais mais emblemáticos da cidade invicta

Foi durante muitos anos um dos nós de trânsito mais importantes da cidade, encontrando-se nos dias de hoje liberta das grandes vagas de tráfego, pela criação de percursos alternativos. Um dos imóveis mais notáveis desta praça é a antiga estação Central dos Correios, Telégrafos e Telefones (recentemente restaurada). Trata-se de um edifício brasonado dos fins do século XVIII (Palácio da Batalha). A sul, destaca-se também o edifício do Teatro de S. João, construído em 1912-18, no local onde tinha existido o famoso teatro de ópera com o mesmo nome, destruído por um incêndio em 1908.

Matar a fome e atenuar o frio

Nos anos 80, esta praça foi completamente remodelada, sendo que o projeto previa que a praça fosse uma área exclusiva para peões. Hoje em dia, é um dos lugares mais importante da cidade portuense e onde os populares ainda se juntam para uma boa e agradável conversa. Infelizmente, também é neste local onde podemos encontrar a grande maioria da população sem-abrigo da cidade. Por isso, foi no Largo da Batalha onde recentemente se reuniram os voluntários do grupo Anjos da Noite da região de Rio Tinto, não apenas para saciar a fome dos mais necessitados, mas também o frio, distribuindo agasalhos e cobertores. Na oportunidade, os voluntários também deram o auxílio espiritual, fazendo uma oração e conversando com todos os sofridos que estiveram ali presentes.