Portugal tem “os idosos menos saudáveis”

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Os baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, é o que coloca o nosso país no fim da tabela de um estudo realizado na Europa

Os resultados preliminares do Do-Health, o maior estudo europeu sobre envelhecimento, concluem que, “à primeira visita clínica”, “51% dos idosos são considerados saudáveis na Suíça, na Áustria, 58%, na Alemanha, 38%, em França, 37%, e, em Portugal, apenas 9%”, dados revelados pelo Notícias ao Minuto.

A participação portuguesa é assegurada por um grupo de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderado por José António Pereira da Silva. Sobre o facto de Portugal apresentar níveis de saúde inferiores aos observados nos outros seis centros participantes, o docente e investigador da FMUC afirma, citado pela UC, que estes resultados não “surpreendem, mas preocupam”.

“Temos os idosos menos saudáveis a todos os níveis, cognitivo e físico. É, sem dúvida, um problema relevante de saúde pública”, sublinha.

Quanto a possíveis causas, embora ainda não tenham sido devidamente avaliadas no estudo, José António Pereira da Silva acredita que:

“há a considerar todo um conjunto de recursos sociais com efeito na saúde dos idosos, que vão desde o valor das pensões até à facilidade de acesso à saúde. Há ainda um fator que eu presumo ser muito determinante, que é o nível educacional”.

Calebe: Reabilitar a 3ª idade

Para quem não conhece, o Grupo Calebe é um grupo muito dinâmico que se dedica, inteiramente, ao bem-estar de uma determinada faixa etária da sociedade: a terceira idade. Desde palestras, jogos, música e muita dança, cada idoso que se envolve com as atividades deste grupo, tem a oportunidade de relembrar os tempos da sua juventude. Inclusivamente, todos os meses, o grupo Calebe realiza uma grande festa, com muita diversão e jogos. Para além disso, também são são organizados pequenos-almoços surpresa, que estão a tornar-se habituais.

Contudo, o grupo Calebe não se resume apenas a organizar convívios, já que conhece a importância e do cuidado que suscitam a parte física e motora nesta fase da vida. Desta feita, a ginástica e as caminhadas fazem parte das atividades físicas. Como complemento, o grupo também criou um spa, com espaço para tratamento de pele, rosto, depilação, massagens, unhas, corte de cabelo, maquilhagem, onde nada falta para promover o bem-estar dos idosos, pois, quando nos sentimos bem, gostamos de partilhar e dar aos outros o que recebemos.

2018-12-06T10:56:06+00:00
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar