PERDÃO: A chave para a paz familiar

Pesquisas revelam que faz bem à mente, ao corpo e ao espírito, mas cuja ausência tem colocado milhares de famílias à beira da rutura e contribuído para uma sociedade enferma…

FACTOS

Estudos comprovam que a falta de perdão pode resultar em doenças emocionais e físicas, como depressão, dores musculares, hipertensão e até cancro.

BUMERANGUE

O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós e, se não for tratada, resulta em situações de somatização.

VINGANÇA

A falta de perdão também provoca sentimentos de vingança dentro do nosso coração. Desejamos sempre pagar o mal com o mal para não ficarmos para trás.

DOENÇAS. Problemas cardíacos, úlceras, nódulos e até mesmo tumores. São doenças físicas, que podem ter como origem a dificuldade de perdoar.

Retraída, tímida… Linda Ferreira tinha uma personalidade que procurava não sobressair em público, pois considerava-se reservada. Os motivos para ser assim talvez estivessem relacionados com a sua infância, já que tinha crescido sem a presença ou participação dos pais. “… só estava com eles aos fins de semana, por isso, desde que me conheço como gente, odiava os meus pais”, confessa. Porém, sem que soubesse, o pior estava para vir.

DESCIDA AO INFERNO

Foi quando a tia-avó, a pessoa que cuidava de Linda desde os três meses, faleceu, que ela não teve outra opção senão ir viver para a casa das pessoas que mais odiava, os seus próprios pais. “Desde aí, a minha vida tornou-se um verdadeiro inferno.” O maior foco de discórdia e mal-estar era com a sua mãe, já que Linda assume que ambas tinham feitios semelhantes e, simplesmente, não se davam como mãe e filha. “Culpava-me de tudo de negativo que nos acontecia, até que, um dia, tentei o suicídio.”

CHAVE PARA MUDAR

Embora a jovem Linda não compreendesse a razão do seu ódio, o mesmo estaria relacionado ao facto de não ter tido os seus pais presentes numa fase tão importante da sua vida, a infância. Na realidade, a dor da rejeição leva a sentimentos de deceção, tristeza, raiva, que conduzem a algo ainda mais grave, a mágoa. Esta mesma mágoa acaba por afetar o presente e o futuro da vida da pessoa em vários aspetos. Como mudar? A chave para esta mudança está na própria pessoa, quando esta se predispõe a perdoar.

TRAUMAS E DOENÇAS

Não foi muito tempo depois que a mãe de Linda, que comprava a revista Maria, conheceu os testemunhos que aconteciam na Universal. “Convidou-me para ir com ela e fomos fazendo as correntes. A minha mãe foi curada de cancro da mama e eu liberta de todos os traumas. Perdoei à minha mãe e passámos a ser muito unidas. Passado alguns anos, casei e descobri que era estéril. A médica não pediu exames, apenas deu-me como um caso perdido. Porém, através da minha fé em Jesus, fui agraciada e hoje tenho duas filhas. Esta é a minha família abençoada!”, conclui.

Fonte: Folha de Portugal

Artigos relacionados