O grupo que ameniza o sofrimento dos sem-abrigo portugueses

Pautado cem por cento pelo altruísmo dos seus integrantes, o grupo solidário dos Anjos da Noite, ao longo de 15 anos tem vindo a ajudar a população sem-abrigo a rescrever a sua história

Se para muitos aconteceu por se encontrarem com falta de opção, outros viram-se nesta situação como uma solução passageira, até que se conseguissem reerguer… na realidade, as histórias dos sem-abrigo em Portugal são tudo menos de otimismo, pelo contrário, todas são pautadas pelo desespero do abandono dos amigos e familiares, da impotência e da frustração de uma vida que foi projetada para tudo, menos para acabar nas ruas.

A solidão e a sensação de invisibilidade é o que pauta o pauta o dia a dia das pessoas moradoras de rua, que apenas em épocas festivas ou quando o frio aperta são recordadas e é feito algo para minimizar as suas carências.

Todavia, existem pessoas cuja recompensa encontra-se, precisamente, em ajudar quem se encontra nesta situação precária, em Portugal são conhecidos como os Anjos da Noite e constituem o braço solidário intensamente ativo da Igreja Universal. Atualmente, o grupo conta com 380 voluntários em todo o país, num trabalho que é realizado há mais de 15 anos, só em Portugal.

Todos os meses, são distribuídas cerca de 1200 refeições, sendo que no verão é dada ênfase a sumos, águas, fruta e roupas. No inverno dá-se prioridade aos agasalhos, cobertores e sopas quentes.

A receção deste trabalho por parte das pessoas é bastante positiva, sendo que, inclusivamente, por intermédio do mesmo muitos até começam a frequentar a igreja, alcançando uma transformação de vida através da sua fé, já que não se trata apenas de apoio físico, mas também psicológico e espiritual.

.

.“Na minha opinião, a maior gratificação é ver e saber que estas pessoas estão a ser cuidadas. Mesmo no meio de tanto desprezo da sociedade, a Universal mostra-lhes que elas que são muito especiais e importantes, validando o seu papel como seres humanos”, refere o Pastor Jefferson, responsável pelo Trabalho dos Anjos da Noite em Portugal.

O grupo que ameniza o sofrimento dos sem-abrigo portugueses

.