Natanael: aquele que foi aprovado pelo Senhor Jesus por seu coração puro

Filipe, que era da mesma cidade que Pedro e André, estava muito empolgado por ter encontrado o Messias – há muito os profetas de Israel prediziam que um dia Ele apareceria entre os judeus para salvá-los –, e logo contou a novidade para o amigo Natanael (também chamado Bartolomeu, seu sobrenome hebraico).

“Achamos Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a Quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.” João 1.45

Mas Natanael duvidou de que o amigo estivesse certo sobre o Messias encontrado. Tanto que desdenhou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”

Havia um grande preconceito em Natanael – assim como em muitos judeus de sua época – contra a região de Nazaré, que era desprezada.

Filipe não ligou para a ironia na fala do amigo, simplesmente respondeu: “Vem e vê.”

Felizmente, Natanael deixou o seu preconceito de lado e resolveu dar ouvidos a Filipe.

Quando chegaram ao local, o Senhor Jesus olhou para Natanael e gostou de seu caráter. “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” Com essa fala, Jesus quis dizer que Bartolomeu não era falso, enganador ou traidor. Ele era transparente, sincero e honesto.

Então, ainda desconfiando do Messias, ele questionou o Senhor Jesus sobre como Ele o conhecia. Porém, Cristo devolveu com uma das respostas mais surpreendentes de Sua jornada na Terra: “Antes de Filipe te chamar, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.”

Assim, Bartolomeu ficou impressionado, porque o Senhor Jesus sabia o que tinha acontecido, mesmo sem estar de corpo presente quando Filipe o chamou. E logo reconheceu que o Senhor Jesus realmente era o Salvador que as Escrituras citavam. “Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!”

Entretanto, Cristo acrescentou: “Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”

Esse relato pode ser encontrado no primeiro capítulo do livro de João.

Natanael era de Caná, onde o Senhor Jesus realizou o milagre de transformar a água em vinho. Assim como acontece com a maior parte dos apóstolos, as Escrituras falam pouco sobre ele.

Podemos perceber que, entre os discípulos, Filipe era o seu amigo mais próximo. Pois, logo que ele conheceu o Messias, decidiu contar a novidade para Natanael. É provável que os dois discípulos cresceram juntos, estudando a lei de Moisés e os profetas – conversando sobre o que aprendiam.

Um ponto que parece ser comum entre os onze homens – exclui-se o Iscariotes – que foram chamados pelo Senhor Jesus para o discipulado é que eles estavam muito interessados pelo surgimento do Messias. Era o Espírito Santo já os atraindo para perto do Senhor Jesus.

Fonte: Universal