HELP reuniu milhares de jovens, de norte a sul

Alerta para suicídios na juventude não deixou indiferente população de todas as faixas etárias

Promovida pela Associação Consciência Jovem (ACJ), o sábado, dia 14 de dezembro, em várias localidades de Portugal Continental e Ilhas, ficou marcado pela realização do evento intitulado “Caminhada Help”.
Tratou-se de um movimento único e que não deixou ninguém indiferente. Nomeadamente em Lisboa, as ruas da Baixa viram-se repletas de jovens e de pessoas de diferentes idades que procuravam chamar a atenção para uma importante questão social.

Mas, qual foi o objetivo da “Caminhada Help”?

Está hoje comprovado estatisticamente que a depressão nas camadas mais jovens está a aumentar nas sociedades mais desenvolvidas. Este aumento da depressão juvenil acarreta consigo muitas vezes o suicídio e ninguém pode ficar indiferente a este flagelo social.
A Associação Consciência Jovem pretendeu, assim, com esta iniciativa, chamar a atenção de todas as entidades públicas e da sociedade em geral para um problema que afeta muitos jovens, muitas famílias, e que carece de atenção redobrada por parte de todos, apesar de tantas vezes ser encoberta por um silêncio ensurdecedor.

SOCIEDADE REPRESENTADA

Esta caminhada contou não só com a presença de milhares de jovens, que procuraram aproveitar aquele momento de alerta para celebrar a vida, realizando diante de quem os observava diversas atividades lúdicas, como o teatro, a dança ou a música.
A Associação Consciência Jovem, por ser uma associação de caráter social e juvenil, nos últimos anos tem vindo a desenvolver atividades em diferentes áreas, como o desporto, a música, a cultura ou palestras motivacionais, sempre com o objetivo de promover uma vida de total inclusão social.
A ACJ é uma associação que assume e promove os valores da Igreja Universal, que teve o seu representante máximo em Portugal na linha da frente desta caminhada, o Bispo Domingos Siqueira.

O MAPA DA CAMINHADA:

LISBOA: A “Caminhada Help” iniciou-se, pelas 15h30, na Praça D. Pedro IV, no Rossio, e terminou na Praça do Comércio.

VILA NOVA DE GAIA: A caminhada teve início pelas 9h30, na Rua do Agueiro, nº 151 e terminou no Jardim do Morro.

LEIRIA: Os participantes começaram a caminhada na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, em direção ao Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca.

COIMBRA: A partida da caminhada teve início na Rua da Sota, às 10h30, terminando pelas 12h, na Praça 8 de Maio.

FARO: A “Caminhada Help” teve início pelas 10 horas, junto ao mercado Municipal de Faro, seguindo em direção à Praça D. Francisco Gomes.