Grupo Calebe nas ilhas

Inclusão, solidariedade, convívio, exercício, ocupação dos tempos livres e lazer… se existe um adjetivo que define o Grupo Calebe, com certeza não será a monotonia, já que todos momentos são preenchidos com atividades que dão mais cor e vida à existência de cada idoso

Com a síndrome de insularidade, é nas ilhas que a solidão é muito mais sentida pelos seus habitantes. Rodeados de água por todos os lados, muitos sentem-se prisioneiros da sua própria condição, sem que nada consiga dar alegria aos seus dias.

Todavia, o Grupo Calebe, que existe em ambos arquipélagos, procura alimentar a alma de todos os que o procuram, não só com atividades lúdicas, mas também com mensagens de ânimo e fé, que transmitem força constante a todos os participantes. Madeira e Açores, nos recentes meses de abril e maio, tiveram vários eventos em que houve lugar para diferentes atividades, que ocuparam os dias de muitos idosos.

MADEIRA

FUNCHAL

Um convívio muito especial do Grupo Calebe teve lugar no Funchal, no qual foi transmitida a mensagem sobre o batismo nas águas, sobre o sepultamento da velha criatura e o nascimento de uma nova.

Num outro convívio mais recente, foi transmitida uma mensagem às participantes do sexo feminino sobre a fé, o manter-se firme na fé, independentemente das lutas que vierem. Foi também proposta uma atividade às senhoras, na qual existiam duas figuras onde elas teriam que descobrir as diferenças.

MACHICO

Tendo por tema a dança, o encontro do Grupo Calebe recebeu vários participantes. Iniciou-se o evento com uma dança, na qual participaram os integrantes do grupo. O pastor transmitiu aos presentes uma mensagem de Fé, sobre termos a nossa confiança em Deus, mesmo que os nossos olhos não estejam a ver a bênção. Finalizou-se o convívio com um lanche.

Já no mês de maio, foi realizado um convívio especial do grupo. Foi realizada uma dinâmica com os participantes, em que a pessoa pegava num chapéu que continha dentro um espelho e falava a respeito de si mesma, sobre as mudanças que Deus fizera na sua vida. Finalizou-se o convívio com um lanche.

RIBEIRA BRAVA

O Grupo do Calebe da Ribeira Brava teve várias atividades, sendo que a principal foi de atender à grande necessidade de aprender a utilizar as novas tecnologias, principalmente, o telemóvel. Muitos aprenderam a ler SMS, enviar, guardar contactos, enfim… o básico necessário para o seu dia a dia. No final, todos desfrutaram de um lanche onde a fruta teve o principal destaque.

Já no encontro do grupo do mês de maio, para além do convívio habitual entre todos os que se encontram na melhor idade, a descontração imperou com a realização de algumas atividades físicas leves, às quais todos aderiram com alegria e boa disposição. Na mensagem dada foi ressaltada a importância de não se acomodarem com as situações, pois ainda há muito para conquistar através da fé!

AÇORES

PONTA DELGADA

Já em Ponta Delgada, no mês de abril, teve lugar um convívio em família, onde cada um trouxe um convidado para participar nesta tarde muito especial do Grupo Calebe. O Calebe de Ponta Delgada no mês de Maio reuniu-se para um almoço especial. Aproveitou-se a oportunidade para falar sobre a importância da alimentação saudável e dos benefícios de conviver e interagir com outras pessoas, de os idosos não viverem isolados dentro de casa. Foi uma tarde maravilhosa, onde cada participante pôde aproveitar a companhia dos restantes.

FAIAL

Neste convívio com o Calebe, foi falado sobre a importância que têm as atividades físicas para a saúde de forma geral,  ou seja, tanto física como mental. Também foi falado sobre a importância de estarmos sempre em constante renovação espiritual, com as atividades da fé.

Já em maio, o convívio com o Calebe decidiu alertar a todos sobre a saúde espiritual, pois muitos sofrem com dores e traumas, como a perda de um filho ou o abandono por parte de um familiar, o que afeta até a sua saúde, daí a importância de se buscar a Deus, visando não só a saúde espiritual, como a solução para esses problemas.

Artigos relacionados