Ele quer o respeito da esposa

O aluno Gilberto fez contato, durante a Escola do Amor Responde, e contou que está casado há pouco mais de um ano, que a esposa o acha um fsraco e que diz que ele não faz nada para obter mudanças em sua vida. Ele relata que está tentando ser um homem melhor, mas que ela diz que ele é bruto e mal-educado. Ele quer mudar e conquistar o respeito dela, mas não sabe como fazer isso. Por causa disso, ele está pensando em se separar e ir embora de casa. Ele pede a orientação dos professores Renato e Cristiane Cardoso.

GILBERTO – Estou casado há um ano e três meses e minha esposa e eu não conseguimos nos entender em relação a nada. Ela diz que eu não faço nenhuma mudança na minha vida e que eu quero que ela faça tudo. Estou tentando fazer o meu melhor como homem. Trabalho na rua como motofretista e ela diz que sou bruto e que não me mexo para mudar nada. Ela é advogada e já teve muitas coisas, mas hoje está com dificuldades financeiras. Eu quero mudar, mas não sei mais o que fazer para ter o respeito dela. Ela vive falando que eu não sou homem. Estou pensando em ir embora de casa e me divorciar.

RENATO – Quero soltar os cachorros em cima da esposa do Gilberto. Como uma mulher que se diz tão inteligente, que estudou e se formou, pode ser tão burra a ponto de humilhar o marido e ainda esperar que ele mude? Que mulher em sã consciência faz isso? Sua mulher não tem noção. Quando vocês se casaram, provavelmente, ela já era advogada e você já era motofretista. Você tem um trabalho digno e não pode ajudá-la como ela gostaria, mas ela já sabia disso quando se casou com você.

CRISTIANE – Isso é mais comum do que pensamos. Há muitas mulheres que estão crescendo na vida e criando situações financeiras mais favoráveis. Elas olham para o lado e veem que os homens estão interessados nas mulheres mais jovens. Então, acabam se interessando por homens que não têm o mesmo nível profissional que elas. No seu caso, sua esposa pensa que vai mudá-lo, porque ela, como advogada, conhece outros advogados e quer que você seja igual a eles. Ela quer que você fale e que seja da mesma forma que os outros. Ela pensa que por ter se casado com você vai mudá-lo.

RENATO – É um desejo até digno querer melhorar o marido, contudo não é colocando-o para baixo que ele mudará.

CRISTIANE – Agora falando com a esposa: você casou com uma pessoa que não tem a mesma visão que você. O Gilberto não quis ter a mesma carreira que você e agora não é justo você virar e falar essas coisas para ele. Você, Gilberto, deve crescer para ter o que quer e não só para dar um padrão de vida melhor para ela. Não é justo você se casar para se sentir mal por não ter a mesma visão que ela. A pessoa tem que ajudar o cônjuge a crescer e não diminuí-lo nem humilhá-lo.

RENATO – Se a sua esposa se julga tão capaz, por que não usa essa capacidade para ajudar você a crescer?

CRISTIANE – Talvez você, Gilberto, não tenha a mesma vontade que a sua esposa e antes da pessoa casar ela precisa ver isso. Não é justo. A pessoa tem que se casar com a outra aceitando o jeito que ela é.

RENATO – Ambos não estão felizes. Não foi isso que você pensou quando se casou com ela. Você tem que se perguntar se quer crescer como pessoa e tem que definir o que quer. Qual o seu alvo? Você quer uma carreira? Como você pode se preparar para esta carreira? Você precisa ter essa conversa com ela e consigo mesmo. Você tem ferramentas e tem que chegar nela e falar que ela tem que ser sua auxiliadora, que pode ajudá-lo a crescer e não a enterrar você.

Fonte: universal.org

Artigos Relacionados

Terapia do Amor

The Love School

Casamento Blindado

Namoro Blindado

2022-07-04T13:16:28+01:00

Este artigo lhe ajudou? Então compartilhe!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar