Da alegria à tristeza em minutos

A Doença Bipolar costuma ser marcada por mudanças acentuadas de humor, com crises de depressão e “mania”

Também conhecida como Doença Maníaco-Depressiva, este transtorno do foro mental afeta cerca de 1% da população portuguesa. Este era o caso de Flávio que para além do transtorno bipolar, sofria ainda de dupla personalidade. “Num momento, estava feliz e alegre, mas, logo de seguida, vinha uma tristeza. Sentia uma mistura de emoções tão grande dentro de mim que do nada surgia a vontade de agredir os outros. Mas como não tinha coragem de agir, guardava tudo isso dentro de mim, o que, por sua vez, gerava uma revolta e tristeza imensas”.

AGRESSIVIDADE

Desde os 18 anos que Flávio sofria com estes problemas e, logo desde o início do seu casamento que a raiva era excessiva. “Um dia, durante uma discussão, descontrolei-me e acabei por agredir fisicamente a minha esposa. Já de outra vez, desmaiei no trabalho e o médico da empresa encaminhou-me para psicologia. Fiz dezenas de tratamentos, mas a médica acabou por me dizer que não tinha solução para o meu caso. Fui, então, encaminhado para psiquiatria, onde me receitaram mais medicamentos e acabei por ficar internado durante uma semana. Fiz diversos exames, mas nem assim conseguiram resolver a minha situação”.

SUPERAÇÃO

Um domingo, depois de ter acabado um dos remédios que Flávio precisava e que só poderia ser comprado com receita médica, despediu-se da esposa e saiu de casa com o pensamento de tirar a própria vida. “Eu e a minha esposa estivemos separados durante 10 dias e, durante uma madrugada, ouvi a Palavra de Deus na TV. Logo no dia seguinte, decidi procurar ajuda na Universal, onde fui muito bem tratado e orientado, fizeram uma oração por mim e desde esse dia nunca mais deixei a Presença de Deus. Hoje, já não sofro mais de bipolaridade e de dupla personalidade, nem tomo mais remédios. Eu e a minha esposa vamos fazer 30 anos de casados, mas passámos por muitas lutas e superamo-las a todas em conjunto”.

Flávio Sobrinho

Fonte: Eu era assim