Como destacar-se no meio da multidão?

A economia portuguesa PERDEU 48,1 MIL EMPREGOS entre o final de 2019 e o último trimestre
de 2020, período que é decisivamente marcado pela pandemia

TENHA UM FOCO DETERMINADO

1- Se você trabalha com vendas ou fornecimento de produtos ou serviços, não se empenhe apenas em vender mais, mas em assegurar-se de que os seus compradores estão a ser bem atendidos no que precisam. Desta forma, você torna-se necessário no trabalho da sua empresa e também nas deles.

SEJA SEMPRE ATIVO

2- Mantenha-se informado sobre a evolução do seu ramo. Faça cursos, troque ideias com quem entende e procure também aprender por conta própria. Se você pára, não está só estagnado, está a regredir.

PERCEBA QUE ALGUÉM REPARA EM SI

3- Ser proativo causa boa impressão nos superiores, o que resulta em consequências positivas..

PROCURE FUNCIONÁRIOS NO PERFIL

4- Esta dica é destinada aos empregadores: escolha colaboradores que ofereçam “algo mais” e não “mais do mesmo”. Informe-se sobre técnicas de seleção que detectem isso e dê valor a quem trabalha bem.

EXPLORE AS SUAS QUALIDADES

5- Veja os seus pontos positivos e pense como eles podem ser aplicados às suas tarefas, até os aparentemente simples, como ter paciência com iniciantes (e impulsioná-los), não ceder às emoções em emergência ou ser organizado.

APRENDA SOBRE O TRABALHO

6- Conheça o modo como os outros setores da empresa funcionam e interaja com eles. Mesmo que eles pareçam distantes do seu trabalho, se entrelaçam a ele de alguma forma, pois impactam-no ou são impactados por ele positiva ou negativamente, conforme os respetivos resultados.

Artigos relacionados