Como controlar o ciúme excessivo

Motivado por uma insegurança profunda há quem queira controlar todos os passos do ser amado, o que acaba por minar e até destruir a relação

Apesar de o ciúme ser um sentimento próprio do ser humano, este passa a ser um problema a partir do momento em que deixa de ser apenas um sentimento ocasional para se tornar uma obsessão constante.
A baixa autoestima e a falta de amor próprio fazem com que a pessoa se veja como inferior, mais feia, menos inteligente ou bem-sucedida. Esses sentimentos de inferioridade levam à insegurança nos relacionamentos em que essa pessoa se envolver. Essa insegurança diz respeito sobretudo ao medo de perder o objeto amado, ou seja, o parceiro. O ciumento passa a acreditar que não merece ser amado e que, portanto, será trocado por alguém melhor. A insegurança, por sua vez, gera a desconfiança, pois a pessoa passa a suspeitar de traição e a encarar factos comuns da relação como grandes problemas. Quanto maior a desconfiança de uma troca iminente, mais baixa a autoestima e assim o ciclo volta a iniciar-se, aprofundando-se mais a cada vez. Então, o que fazer para conseguir lidar com esses sentimentos tão complexos? Aqui ficam alguma dicas:
*Cuide da sua autoestima: elabore uma lista com as suas principais qualidades e cole-a num lugar visível, para que a possa ver muitas vezes por dia para se lembrar do que é muito bom em si.
*Encontre os seus defeitos e ria deles: afinal, nada supera o bom-humor e os seus efeitos a longo prazo são maravilhosos para a autoestima.
*Aprenda a relevar: não há nada de extraordinário em admirar o que é obviamente bonito, por isso, não queira exigir que o/a seu/sua parceiro/a seja indiferente a outras mulheres/homens. Esteja mais interessada/o no respeito propriamente dito.
*Controle-se: se sentir vontade de iniciar uma discussão, conte até mil ou dez mil; cante uma música mentalmente; leia um livro; faça qualquer coisa para exercitar o autocontrolo.
*Procure ajuda profissional: se, mesmo depois de colocar em prática as dicas anteriores, perceber que não conseguiu avançar, é sempre boa ideia procurar a ajuda de um bom terapeuta, que o/a poderá ajudar a compreender melhor as causas da sua insegurança e a encontrar a melhor forma de lidar com ela.

Fonte: dicasdemulher.com