Casamento torna as pessoas mais saudáveis, afirmam estudos

Fonte de Imagem: Universal.org

Matrimônio aumenta a expectativa de vida em até 128%. Saiba mais

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon (EUA) aponta que o casamento traz melhoras significativas para a saúde. De acordo com os dados divulgados, isso se dá devido às mudanças na produção de cortisol – hormônio responsável pelo estresse – que casados sofrem.

Analisando pessoas com idades entre 21 e 55 anos, os pesquisadores descobriram que o cortisol é produzido em maior quantidade no organismo de solteiros, divorciados e viúvos. Além disso, os casados também eliminam rapidamente o cortisol produzido naturalmente pela manhã. Ao contrário disso, quem não é casado tende a levar o dia inteiro para eliminar o hormônio.

Na prática, essa diferença equivale a menos incidência de doenças cardíacas e melhora na imunidade das pessoas casadas.

Quem casa vive mais

Ademais, pesquisadores da Universidade de Louisville (EUA) analisaram 90 estudos realizados com mais de 500 milhões de pessoas ao longo de 60 anos.

Eles descobriram que casar aumenta a expectativa de vida dos homens em até 17 anos. Semelhantemente, entre mulheres, a expectativa de vida sobe 15 anos.

Os números mais significativos se encontram entre pessoas da chamada “meia idade”. Os solteiros com idade entre 30 e 39 anos têm 128% mais chances de morrerem prematuramente.

Nenhuma novidade

Conforme declarou o escritor Renato Cardoso, autor do livro “Casamento Blindado 2.0”, os estudos apenas comprovam o que muitos já sabem: o casamento faz bem.

“O ser humano não foi feito para viver sozinho. Isso é fato. As comunidades, as sociedades onde o ser humano se isola – especialmente as sociedades mais desenvolvidas, como o Japão, a Coreia do Sul, alguns países da Europa – demonstram altos níveis de depressão, suicídio e problemas de relacionamento”, afirma ele.

O escritor utilizou o exemplo de pessoas que se dedicam mais ao desenvolvimento individual de suas carreiras. Esses solteiros tendem a se sentir solitários e, consequentemente, tristes e insalubres.

Já quem está em um casamento saudável tem a saúde física e mental melhores. “É natural que um bom casamento vai fazer bem para sua saúde”, declarou Renato.

Mas, vá com calma!

O fato de ser casado fazer tão bem não significa que é preciso pressa para se casar. Isso porque os benefícios só existem para casais que são felizes. E construir um relacionamento feliz é trabalhoso.

Antes de se casar é preciso passar pelo namoro para conhecer bem a outra pessoa. O próprio escritor Renato Cardoso publicou, junto à esposa, Cristiane Cardoso, o livro “Namoro Blindado”. Na obra os autores orientam, passo a passo, a melhor maneira de aproveitar o namoro para construir um bom matrimônio. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre os benefícios do casamento durante o programa “The Love School – A Escola do Amor”.

Assista ao vídeo abaixo para saber a opinião completa do casal:

Se você deseja investir na sua vida amorosa, para ser feliz de verdade, então, participe nesta quinta-feira da Terapia do Amor.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: Universal.org