3 mil jovens perdem a vida por dia

Segundo um estudo da OMS, 1,2 milhões de jovens morrem anualmente em todo o mundo

Ainda de acordo com o estudo global sobre o óbito de adolescentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as cinco principais causas para a mortalidade juvenil, em ambos os sexos, da faixa etária dos 10 aos 19 anos, estão os acidentes de trânsito, as infeções respiratórias, o suicídio, as infeções intestinais e os afogamentos.

Alerta. O período da adolescência é extremamente importante para definir o futuro da pessoa e a sua formação como indivíduo. Mas, por vezes, a incessante busca da felicidade e a incerteza acerca do seu “eu” levam a que o vazio se apodere do interior do jovem e este tente preenchê-lo nos lugares errados e com as coisas erradas. “A alma de todo ser humano busca a felicidade, sendo assim, o jovem tenta encontrá-la na família, nos amigos, nos relacionamentos, nas conquistas materiais. Quando não a encontra, e chegando a frustração, acaba por se tornar vítima dos vícios ou por se entregar a pensamentos suicidas, à automutilação, etc., tornando-se num ciclo vicioso”, explica o bispo Marcello Brayner, responsável pela Força Jovem Universal (FJU) no Brasil.

Solução. Mas foi para ajudar a mudar esse cenário que surgiu a FJU, que ajuda os jovens a descobrirem o seu valor, a acreditarem em si mesmos, no seu talento e a escreverem uma nova história. “Ensinamos o jovem a destinar a sua disposição para o que é certo, assim deixará certas práticas que o expõem e, sem dúvida, ao entregar a vida nas mãos de Deus estará seguro. Isso não se trata de religião ou ser careta, mas sim de uma transformação de vida”, salienta o bispo.

Fonte: universal.org