5 versículos que falam sobre o papel dos pais

Confira o que a Bíblia orienta sobre a atuação deles na família

A vontade de Deus é que as crianças aprendam o Seus Mandamentos por meio dos pais. Mas, sobretudo, os pais devem ensinam por meio do exemplo. Do contrário, serão apenas palavras vazias.

Sobre o tema, o Bispo Edir Macedo escreve em suas anotações bíblicas: “Os pais recebem do Altíssimo autoridade sobre os filhos, mas devem saber exercê-la com sabedoria e temor. Toda criança precisa ser instruída e disciplinada quanto à fé e à vida. Contudo, isso deve ser feito com amor e respeito, de forma apropriada para a sua idade.”

Entretanto, esta tarefa tem os seus desafios. É por isso que o Espírito Santo, por meio da Bíblia, dá orientações para que os pais possam agir em suas famílias segundo a vontade de Deus.

Então, confira abaixo 5 versículos que orientam quanto a função dos pais:

1) “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

“Significa evitar a severidade e o tratamento injusto, para que os filhos não tenham a alma ferida. Pois é devido a castigos excessivos que muitos filhos perdem a consideração e a confiança em seus pais e se tornam resistentes aos seus ensinamentos. Assim, todos os limites na educação devem ser estabelecidos sem exagero e sem aspereza”, esclarece o Bispo Edir Macedo sobre este versículo.

2) “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6:6-7

“É no lar que os pais mostram que honram a Palavra de Deus. Nenhum professor está mais habilitado do que eles mesmos a ensinar, com o próprio exemplo, os Mandamentos Sagrados aos filhos. Cada momento da vida, até mesmo os mais triviais, são oportunidades para instruir e preparar as crianças para o futuro. Dessa forma, uma geração passa a outra a fé genuína”, acrescenta o Bispo.

3) “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

“Para ter êxito na criação dos filhos, normalmente os pais buscam ajuda em muitos métodos sugeridos por terceiros. Cada um tem sua própria visão do que é adequado. No entanto, Deus revela o segredo da boa educação: ensinar os filhos a temê-lO, a partir do próprio exemplo dos pais. Com isso, eles terão a semente da fé genuína plantada dentro de si. E, ao crescerem, ainda que demonstrem não terem aprendido muito bem, a fidelidade dos pais permanecerá como exemplo a eles”, continua o Bispo.

4) “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” Provérbios 13:24

“É fundamental que os pais corrijam seus filhos, a fim de eliminar o desrespeito, a rebeldia e o mau comportamento. Sem disciplina, a criança não estará preparada para a vida, pois suas más ações resultarão em consequências ruins futuramente. No entanto, essa disciplina deve ser aplicada com temperança, amor, equilíbrio, sensatez e sabedoria. O Altíssimo ensina os pais a corrigirem seus filhos, assim como Ele nos corrige quando erramos (Hb 12.9-10)”, observa o Bispo.

5) “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

“Portanto, quem negligencia o cuidado com os seus familiares ou com os seus companheiros de fé, não apenas demonstra desumanidade, como também deixa claro que não tem princípios e valores espirituais. Ao dizer que quem não cuida dos seus é pior que o infiel, ou seja, o incrédulo declarado, Paulo mostra que, até mesmo uma pessoa que não tem temor ao Senhor é capaz de ter consideração pelos seus entes queridos”, conclui o Bispo.