Existem palavras que se tornam tão difíceis de diferenciar quanto de sentir… entre remorso e arrependimento muitos acabam por se iludir, acreditando na sinceridade da sua atitude baseados no que sentem
Será possível parar de errar? A realidade é que, como seres humanos, consciente ou inconscientemente, todos nós erramos. Todavia, o que fazemos a seguir ao erro é que acaba por fazer toda a diferença e dizer, na nossa essência, aquilo que somos. Mas é quando o erro é reiterado e vai contra o que diz a Palavra de Deus que se torna pecado. E o pecado, independentemente da pessoa, causa sempre dor.
SERÁ UM DOM?
O Bispo Macedo explica que, se a pessoa agir motivada pelo remorso, ou seja, pelas emoções, nunca assumirá, verdadeiramente, a responsabilidade pelo seu erro. “o remorso é só um sentimento de tristeza momentânea por alguma falta cometida. No remorso não se toma uma atitude em relação ao pecado. Isto é, nele não há o sacrifício de abandono do pecado. Por isso, não há perdão para o remorso. Já o arrependimento é atitude, é ação ou prática da fé”. Por isso, a conversão e a reconciliação de verdade a Jesus só acontecem com o arrependimento, pois só ele está alinhado com a mudança de atitudes e os sacrifícios que elas exigem.
Está arrependido ou com remorsos?
ARREPENDIMENTO:
– É necessário para a remissão de pecados (Lc 24.47)
– Exige sinceridade
– Leva ao perdão e à reconciliação
– Envolve sacrifícios, reconhecer os erros, confessá-los oralmente a Deus e abandoná-los de imediato
REMORSO:
– Leva à “morte”
– É motivado pelas emoções
– Pode acontecer mesmo sem se assumir a responsabilidade pelo erro
– Não acontece uma mudança verdadeira
– Volta-se a cometer o mesmo erro
– Círculo vicioso entre pedir perdão e errar novamente
Fonte: Eu era assim
Artigos relacionados
“Fiquei longe para não sofrer…”
Fosse nas épocas festivas, dia do aniversário ou até mesmo na data emblemática que é o Dia do
Aprender a amar
Quando se conheceram, tanto Ana como Manuel tinham vivenciado a dor da traição e partilhavam o mesmo sentimento
Analfabetos no amor
Sabe porque é que muitas pessoas acumulam relacionamentos frustrados? Porque não aprenderam a amar! Tal como não nascemos