Pastor Ralph Silva fala sobre os desafios de um grupo que luta pela humanização da pessoa em reclusão…
Folha de Portugal: Do seu ponto de vista, como pode e tem a UNP ajudado as instituições e reclusos de forma a colmatar as principais dificuldades nas prisões?
As pessoas que estão reclusas, são normalmente entregues a pensamentos negativos, o que gera muitos sentimentos de culpa, autocrítica, insegurança, complexos e muitos outros. Grande parte são excluídos da própria família e rejeitados pela sociedade. Sabemos que, quando uma pessoa comete um ato criminoso, seja ele qual for, ela deve ser responsabilizada, porém, isso não impede que ela se arrependa e recomece a sua vida de forma correta. O trabalho da Universal nas Prisões leva, através da Palavra de Deus, a oportunidade de uma nova vida, mostrando ao recluso que é possível recomeçar, e que cada ser humano tem o direito ao perdão, através da fé no Senhor Jesus. Nesta conceção, o recluso que outrora estava desacreditado de si mesmo e sem perspetiva de uma nova vida, recebe o conhecimento da verdadeira liberdade, que começa dentro de cada pessoa.
Folha de Portugal: Que mensagem gostaria de transmitir à população em geral sobre o trabalho da UNP?
Imagine uma pessoa que outrora vivia de forma violenta e criminosa, ser transformada numa pessoa correta e de bem? Quantos crimes futuros não seriam evitados? Esse é o conceito do grupo UNP, que vidas sejam transformadas através da Palavra de Deus! Não visamos a liberdade física de um recluso, mas sim, a Liberdade interior, capaz de transformar um passado terrível, numa vida de testemunho.
Folha de Portugal: Que feedback tem recebido sobre o trabalho da UNP, seja da parte de instituições, reclusos, voluntários e familiares de reclusos?
A maior prova de que a Palavra de Deus é o melhor caminho para resgatar pessoas perdidas, são os diversos testemunhos que a UNP tem por todo o país onde existe este trabalho. E não só de reclusos que decidiram mudar de vida, como também de familiares que são alcançados pela fé, e passam a crer no recomeço.
Temos diversos relatos de familiares que afirmam ver uma mudança no familiar que está recluso, e em si mesmos também, através da Palavra que têm recebido. Temos uma programação especial na rádio, diariamente, voltada para os reclusos, ex-reclusos e familiares, e todos os dias colocamos no ar testemunhos, depoimentos e também um momento especial de abraço para quem ainda está atrás das grades. De forma geral, o feedback que recebemos tem sido sempre positivo e de agradecimento.
Pr. Ralph Silva
Responsável UNP
Fonte: Folha de Portugal
Artigos relacionados
“… não visamos a liberdade física de um recluso, mas sim, a Liberdade interior”
Pastor Ralph Silva fala sobre os desafios de um grupo que luta pela humanização da pessoa em reclusão...Folha
A maior de todas as promessas
A bíblia é um livro cheio de promessas, e Deus fez-nos muitas promessas porque Ele nos ama e
Sexta-feira Santa na EBI
A família é uma criação de Deus, um presente que nós recebemos e que podemos contar em