Pastor Ralph Silva fala sobre os desafios de um grupo que luta pela humanização da pessoa em reclusão…
Folha de Portugal: Do seu ponto de vista, como pode e tem a UNP ajudado as instituições e reclusos de forma a colmatar as principais dificuldades nas prisões?
As pessoas que estão reclusas, são normalmente entregues a pensamentos negativos, o que gera muitos sentimentos de culpa, autocrítica, insegurança, complexos e muitos outros. Grande parte são excluídos da própria família e rejeitados pela sociedade. Sabemos que, quando uma pessoa comete um ato criminoso, seja ele qual for, ela deve ser responsabilizada, porém, isso não impede que ela se arrependa e recomece a sua vida de forma correta. O trabalho da Universal nas Prisões leva, através da Palavra de Deus, a oportunidade de uma nova vida, mostrando ao recluso que é possível recomeçar, e que cada ser humano tem o direito ao perdão, através da fé no Senhor Jesus. Nesta conceção, o recluso que outrora estava desacreditado de si mesmo e sem perspetiva de uma nova vida, recebe o conhecimento da verdadeira liberdade, que começa dentro de cada pessoa.
Folha de Portugal: Que mensagem gostaria de transmitir à população em geral sobre o trabalho da UNP?
Imagine uma pessoa que outrora vivia de forma violenta e criminosa, ser transformada numa pessoa correta e de bem? Quantos crimes futuros não seriam evitados? Esse é o conceito do grupo UNP, que vidas sejam transformadas através da Palavra de Deus! Não visamos a liberdade física de um recluso, mas sim, a Liberdade interior, capaz de transformar um passado terrível, numa vida de testemunho.
Folha de Portugal: Que feedback tem recebido sobre o trabalho da UNP, seja da parte de instituições, reclusos, voluntários e familiares de reclusos?
A maior prova de que a Palavra de Deus é o melhor caminho para resgatar pessoas perdidas, são os diversos testemunhos que a UNP tem por todo o país onde existe este trabalho. E não só de reclusos que decidiram mudar de vida, como também de familiares que são alcançados pela fé, e passam a crer no recomeço.
Temos diversos relatos de familiares que afirmam ver uma mudança no familiar que está recluso, e em si mesmos também, através da Palavra que têm recebido. Temos uma programação especial na rádio, diariamente, voltada para os reclusos, ex-reclusos e familiares, e todos os dias colocamos no ar testemunhos, depoimentos e também um momento especial de abraço para quem ainda está atrás das grades. De forma geral, o feedback que recebemos tem sido sempre positivo e de agradecimento.
Pr. Ralph Silva
Responsável UNP
Fonte: Folha de Portugal
Artigos relacionados
O que a depressão lhe tem roubado?
Algo que começa no interior da pessoa, mas que, a pouco a pouco, se vai espalhando e contaminando
Quando o interior está em ebulição
A falta de afeto na infância tem efeitos devastadores no ser humano, os quais, infelizmente, só são percebidos
Depressão tem cura, sim!…
Você tem uma família, uma cama para se deitar, dormir e descansar, enfim, tudo aquilo de que precisa,



