“Noção que uma pessoa tem de si mesma, a sua identidade e autoconsciência” … esta é a definição de ego, que tem a capacidade até de ‘matar’ um casamento

Se analisarmos bem a questão, o problema não é o ego, mas sim as caraterísticas que este apresenta. Ou seja, se as mesmas estiverem em equilíbrio, a pessoa revelará uma autoestima saudável e terá uma maior estabilidade emocional, adaptando-se melhor a diferentes situações. Gerir impulsos, manter relacionamentos saudáveis, sem que se revele demasiado rígido ou frágil.

(DES)EQUILÍBRIO

Quando uma pessoa possui um ego equilibrado, ela revela uma capacidade de compreender e partilhar os sentimentos dos outros, tendo também humildade para reconhecer as suas próprias limitações, estando disposto a aprender, de forma construtiva, com os outros. Ou seja, o ego é passível de ser controlado, quando contrariamos caraterísticas como a arrogância, o autoritarismo ou a dificuldade em ouvir ou reconhecer os outros, manifestamos o desejo de nos tornarmos pessoas melhores, qualidade determinante para um relacionamento bem-sucedido.

Fonte: Eu era assim

Artigos relacionados