Para grande parte das pessoas, existe uma grande dificuldade em conseguir compreender alguns conceitos fundamentais da humanidade… a FÉ é um dos principais

Enquanto uns afirmam saber bem o que querem, outros há que apenas sabem dizer o que não querem mais nas suas vidas. O tão conhecido “piloto-automático” tem sido o seu fiel parceiro, que raramente os deixa ficar mal diante dos desafios constantes do dia a dia. E tem sido esta sua capacidade extraordinária de “fingirem estar tudo bem” que os vai permitindo navegar nos mares da vida e ir chegando aos portos que têm de chegar. Mas, analogias à parte, a presente edição pretende abordar uma palavra que é tão familiar à humanidade, a partir do momento em que Jesus a introduziu o léxico humano e a apresentou de forma simples, mas que ainda assim, tem causado grande complexidade a tantos, especialmente por não saberem como a colocar em prática, falamos da FÉ.

NÃO É MÉRITO

A certeza do que esperamos e a convicção do que não vemos (Hebreus 11.1). Esta é correta definição de fé, que em nada depende de mérito pessoal ou capacidades humanas. Contudo, a fé também não é a definição redutora de “simplesmente acreditar” em algo, ela exige da pessoa uma confiança profunda e ativa em Deus e nas Suas promessas, atitude que conduz à ação e à transformação de vida. E esta tem sido a matéria de que são compostos os heróis da fé de quem tanto ansiamos “chegar aos calcanhares”, como se costuma dizer. Contudo, analisando a história de vida destes mesmos heróis, rapidamente nos apercebemos de que o seu ponto de partida foi muito semelhante. Fraquezas, falhas, incredulidade, conflitos pessoais, pecado, imperfeição… eles eram pessoas comuns sobre as quais a fé e a graça de Deus operaram uma transformação radical, dando-lhes novas características, totalmente contrárias ao seu passado e cem por cento semelhantes às Divinas. Por isso, o que estava ao alcance deles, está igualmente ao nosso alcance, desde que, tal como eles, nos disponhamos a uma entrega total e verdadeira ao Único capaz de operar a mudança: Deus.

Fonte: Folha de Portugal

Artigos relacionados