Muitas pessoas vivem presas ao que os outros possam pensar sobre si, deixando que as suas escolhas e decisões sejam influenciadas por outrem
O medo do que as outras pessoas possam pensar sobre nós e dos seus juízos de valor negativos podem conduzir-nos a uma preocupação exagerada com a aprovação externa e a rejeição social, limitando, muitas vezes, a nossa capacidade de correr riscos, tomar decisões, perseguir os nossos objetivos e até mesmo de nos expressarmos. Conhecido como FOPO (Fear of Other People’s Opinions), ou medo das opiniões dos outros, é uma condição que modela as nossas escolhas, restringe o nosso desenvolvimento e nos impossibilita de atingirmos o nosso real potencial e a verdadeira felicidade.
EFEITOS
O FOPO pode impedir-nos de embarcar em novas aventuras, de experimentar o que é diferente, de aprender e de abraçar desafios, sempre com o receio de sermos gozados. Tudo isto poderá causar prejuízos graves na nossa autoestima e levar-nos a evitar darmos a nossa opinião com medo de sermos mal interpretados. Finalmente, acabarão por surgir os problemas do foro mental, tais como depressão, ansiedade, ataques de pânico…
DICAS
*Reconhecer que este tipo de medo não é racional e não se baseia na realidade.
*Identificar os momentos em que surge e interrogar-se sobre o quão válida é a opinião alheia.
*Desenvolver a autoconfiança, fortalecer a autoestima e aprender a reconhecer as próprias qualidades.
*Aprender a dizer mais vezes NÃO e a manter a própria identidade e valores pessoais.
*Procurar ajuda e aconselhamento na Universal mais próxima de si, onde estará sempre alguém disponível para o escutar e orientar.
Fonte: Folha de Portugal
Artigos relacionados
Agressividade e depressão
“Até casar, era feliz, mas, depois, passei a andar sempre irritada e tornei-me muito depressiva. Gritava com as
Busca constante de atenção e afeto
A ausência de uma estrutura familiar saudável e equilibrada levou Shirley a buscar o amor e a atenção
Fantasia ou realidade?!?
A já apelidada de “febre dos bebés reborn” tem-se espalhado um pouco por todo o mundo, gerando polémica