Já entrou na trend de perguntar tudo ao Dr. Chat? Será a Inteligência Artificial a melhor conselheira?

Seja qual for a área da nossa vida já todos nós recorremos à ajuda da Internet e, mais precisamente, da IA para obter respostas a dúvidas ou informações que nos possam ajudar a resolver algum problema. Mas até que ponto podemos confiar no que uma “máquina” nos diz?

A PERGUNTA QUE EU FIZ AO CHATGPT: “A minha vida é um mar de problemas, como pode Deus ajudar-me?”
Ao que a IA responde: “Quando a vida parece um mar de problemas, é natural sentir-se perdido, cansado ou até questionar onde Deus está no meio de tudo isso. Mas há algumas formas de compreender e experimentar a ajuda de Deus, dependendo da sua fé e da maneira como se relaciona com Ele”. Sendo ainda oferecida ajuda: “Se quiseres, posso ajudar-te a escrever uma oração pessoal, simples, sincera E que exprima o que sentes agora”.

ESPIRITUALIDADE

É, sobretudo, nesta área que devemos ter mais cuidado com este novo tipo de tecnologia, pois, nenhum aplicativo digital bíblico poderá alguma vez substituir a relação que nós, seres, humanos temos com Deus. Portanto, quanto mais tempo passarmos online desenvolvendo uma relação com a IA, menos tempo dedicaremos ao desenvolvimento essencial da nossa ligação a Deus. Há que reservar diariamente um momento especial para conversar com Deus, para ler a Sua Palavra e aprofundarmos a nossa comunhão com Ele.

Fonte: Folha de Portugal

Artigos relacionados