Xanax, Ritalina, Diazepam, anfetaminas, álcool… alguns dos nomes são demasiado complexos para que o ser humano comum consiga compreender o grau de aditividade e perigo que representam. Carlos também desconhecia…
Nenhum comportamento aditivo é iniciado de forma consciente, ou seja, no sentido de que a pessoa sabe, exatamente, “no que se está a meter”, como se diz na gíria popular. Para Carlos, “tudo começou como uma possível hipótese de escapar a uma ansiedade social, ou pelos menos assim pensei que seria, tornando-se numa espiral de vícios e consumo excessivo de álcool combinado com substâncias de todos os tipos. Desde opioides, como por exemplo a codeína, a ansiolíticos, maioritariamente da classe das benzodiazepinas, (Xanax, Valium, etc.) e antidepressivos, até ao abuso de estimulantes (Ritalina, anfetaminas…)”. Para Carlos, apenas importava obter as sensações desejadas para fazer com que a dor interior parasse, mas as substâncias nunca eram suficientes.
CONSUMO DIÁRIO. “A lista é longa, mas aqui estão algumas das principais substâncias que durante bastante tempo consumi diariamente: álcool, Alprazolam (Xanax), Diazepam (Valium) e metilfenidato (Ritalina)”, conta o jovem que se viu enredado numa espiral de vício da qual não se conseguia libertar, conduzindo-o a constantes manifestações de uma tristeza profunda e choro abundante. Carlos, inclusivamente, chegou a ser levado de urgência para o hospital, acompanhado pela polícia. O desgosto demonstrado por parte dos seus familiares foi sentido pelo jovem antes visto com um futuro tão promissor de uma forma avassaladora.
OS 10 PASSOS. O primeiro e determinante passo rumo à transformação foi dado pela mãe de Carlos e ambos tomaram a atitude de irem juntos à Igreja. “Nessa mesma semana, o meu coração foi tocado por Deus e procurei o grupo Vencendo os Vícios e, a partir desse momento, passei a frequentar as reuniões. Passo a passo, recebi a libertação e adquiri o conhecimento de que necessitava. E um dos principais fatores que decidiram o meu futuro e definiram a pessoa que sou hoje foi a minha presença no Workshop “10 Passos Para Vencer o Vício” cuja participação teve uma importância incalculável para eu reagir, lutar e superar a situação na qual me encontrava.”
Carlos Antunes
Fonte: Eu era assim
Artigos relacionados
A destruição que começa como uma distração
Ao mesmo tempo que a pessoa acredita estar a receber, ela perde..., mas, perde o quê? Perde a
“A lista de substâncias era longa…”
Xanax, Ritalina, Diazepam, anfetaminas, álcool... alguns dos nomes são demasiado complexos para que o ser humano comum consiga
“Para quem não podia ter filhos, hoje, tenho 2 filhas!”
Destinada a uma vida de infelicidade, Elisabete não se rendeu e lutou para concretizar o seu maior sonho,