O que é ser um exemplo? Para muitos é ditar o que os outros devem fazer, já quanto ao que os próprios fazem é bem diferente…

Atitudes, reações, conduta diária… estes são os princípios fundamentais do que é ser um bom exemplo. E, se olharmos bem para a sociedade, esta divide-se entre quem se considera um exemplo a seguir, mas na verdade não o é e quem nem se coloca nesse patamar, mas é visto pelos outros como uma referência. Homens ou mulheres, isto acontece com ambos, mas, no que toca ao sexo feminino, encontramos um desejo de encontrar não apenas um exemplo, mas uma verdadeira inspiração para a sua vida. Talvez isso esteja associado ao eterno estigma do “sexo fraco”, tornando qualquer mulher que consiga ser bem-sucedida num mundo de homens, automaticamente, um exemplo a ser seguido e admirado.

AUTOAJUDA

Porém, mais do vencer ou ser bem-sucedida a nível material, importa observar e seguir os “exemplos no espírito”. “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo” (1 Coríntios 11.1), disse Paulo, que tão bem compreendia que ser um exemplo vai muito além de palavras. Ser um exemplo no espírito vai muito além do que ser um exemplo de sucesso material, é alguém que transmite força, segurança e uma referência de caráter. E a realidade é que cada mulher é chamada a ser este tipo de referência, mas, para isso, deverá sê-lo no amor, no trato, na Palavra, no espírito, na fé e na pureza. Só assim ela poderá ter um impacto positivo sobre quem estiver ao seu redor.

Fonte: Folha de Portugal

Artigos relacionados

O perigo dos maus exemplos

Leandra cresceu num ambiente recheado de bons exemplos, mas, com o tempo, a sedução do mundo tornou-se mais