A dor e o sofrimento fazem parte da existência humana e ajudam-nos a crescer como pessoas, mas, para que isso possa acontecer, há que largar o que já passou e abraçar o que ainda está por vir
Muitas pessoas ficam agarradas a traumas e a más experiências que sofreram na infância, na adolescência e até na idade adulta, vendo-se assim presas a um passado que não lhes traz nada de bom, antes pelo contrário, acabando por repetir comportamentos e padrões negativos. Se este tem sido o seu caso, se ainda se questiona: “Porque é que ainda estou a culpar os meus pais pelo que me aconteceu?”; “Porque é que ninguém me protegeu, nem defendeu?”; “Que mal é que eu fiz a Deus para tudo isto me ter acontecido?”. Então, chegou o momento de parar, refletir e constatar aonde se encontra neste momento.
APRENDIZAGEM
É o próprio Deus que nos chama a observarmos o nosso passado e a refletirmos no efeito que este tem tido no nosso presente, pois somente assim conseguiremos alterar o nosso futuro. Ao fazermos um balanço do que temos plantado e, consequentemente, do que temos colhido, começamos a deixar de apontar o dedo tão rapidamente aos outros e passamos a olhar para dentro de nós mesmos. Todos nós, como seres humanos, erramos, mas somente quando reconhecemos as nossas falhas é que somos capazes de nos arrepender e de traçarmos um caminho diferente daí em diante.
Fonte: Eu era assim
Artigos relacionados
Quando o amor se multiplica
Todos nós já amámos e amamos diferentes pessoas e de diferentes formas. Mas até que ponto este sentimento
“Sentia ódio e mágoa do meu pai”
Andreia já tinha sido marcada pela violência, ódio e mágoa quando, aos 17 anos, decidiu casar com um
Vítimas do próprio sangue
Um filho de 14 anos baleou a própria mãe, outra progenitora tem medo de que a filha a



