Diz o povo que “quando falta o dinheiro, falta tudo…”. Mas, embora o ditado popular não revele tudo, mostra que a saúde mental é largamente impactada pelos problemas financeiros
Sim, a falta de dinheiro afeta profundamente a saúde mental e isso é comprovado tanto por estudos científicos quanto pela experiência quotidiana de milhões de pessoas no mundo inteiro. Stress constante, ansiedade, depressão, problemas de sono, impacto nos relacionamentos, dificuldade em cuidar da saúde… a tudo isso acresce a redução da autoestima e o senso de valor próprio. Tudo isto resulta num sentimento de desesperança que leva a que a pessoa desista de deixar de sonhar ou até de planear o seu futuro.
ENTRELAÇADAS
A saúde mental e a situação financeira estão tão profundamente relacionadas, que tratar de uma sem cuidar da outra é muitas vezes ineficaz. É por isso que um trabalho de aconselhamento à população feito no âmbito do apoio financeiro, assim como o acesso a cuidados de saúde mental e acolhimento social são tão importantes.
Fonte: Eu era assim
Artigos relacionados
Como quebrar a maldição do pecado
Foi através do derradeiro sacrifício do Seu próprio Filho, Jesus Cristo, que Deus nos deu a oportunidade de
“A depressão e o desejo de vingança só aumentavam”
Abusos, revolta, vícios e um sofrimento sem fim levaram Carmen até ao mais profundo abismo “Tudo começou na
Muda a estação, muda a disposição
À medida que a exposição à luz solar vai diminuindo, com a chegada do outono e do inverno,