Com um novo ano letivo a iniciar-se há que preparar não só o material necessário, mas, sobretudo, pais e alunos para uma nova e desafiante etapa
Mal o mês de setembro se inicia, começa também a correria não só em busca de livros e de todo o material escolar necessário, mas igualmente às escolas em busca de informações. No meio deste período tanto estimulante como stressante para pais e filhos há que parar um pouco para refletir e estabelecer objetivos e prioridades. Caberá, então, aos progenitores a tarefa de criarem um ambiente favorável ao desenvolvimento académico e emocional dos seus descendentes.
DICAS
1. Boa comunicação: é fundamental para que as crianças e os jovens possam falar sobre o que pensam e sentem com os seus progenitores.
2. Hábitos saudáveis: a transição entre as férias e o regresso às aulas deve ser progressiva, com a adoção de horários e de hábitos alimentares e de sono salutares.
3. Menos stress: ao adotar uma rotina matinal calma irá assegurar um bom início de dia.
4. Expetativas realistas: ajude o seu filho a criar objetivos académicos realistas, incentivando-o e valorizando o seu esforço.
5. Há tempo para tudo: tem de haver um equilíbrio entre as atividades escolares, extracurriculares e o tempo livre para brincar, conversar…
6. Autoestima: valorize o seu filho tal como ele é, elogiando os seus esforços e apoiando-o nas dificuldades.
7. Amizades: o estabelecimento de ligações sociais com os seus pares e a sensação de pertença são fundamentais para o bem-estar emocional das crianças e jovens.
Fonte: Folha de Portugal
Artigos relacionados
Nem 320kms de distância impediram o amor
Mesmo morando a 8h um do outro, Gabriela e Pedro buscavam o mesmo, um amor verdadeiro e inteligente
Os desafios do regresso às aulas
Com um novo ano letivo a iniciar-se há que preparar não só o material necessário, mas, sobretudo, pais
Da destruição à plena felicidade
Com todas as áreas da sua vida completamente arruinadas, Conceição descobriu que Deus está sempre disposto a dar-nos