Timóteo foi um jovem que aprendeu bem cedo sobre Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar todas as pessoas. Quando soube disso, escolheu entregar-se a Ele, tendo sido batizado e iniciado uma nova vida. Timóteo queria muito receber o Espírito Santo e, quando isso aconteceu, ficou cheio de alegria e paz. Com essa felicidade, começou a contar para muitas pessoas sobre o sacrifício do Senhor Jesus e o que Ele fez por todos nós. Logo, Timóteo tornou-se um evangelista.
Timóteo viajou com o apóstolo Paulo para várias cidades e até mesmo para outros países. Durante essas viagens, Paulo ensinava a Palavra de Deus a Timóteo, ajudando-o a ficar forte na fé, a ser fiel e a não se deixar levar pelas coisas erradas. Assim, Timóteo também poderia ajudar outras pessoas que ainda estavam a aprender sobre Jesus.
O apóstolo Paulo dizia:
Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas.
2 Timóteo 2.22-23
Paulo e Timóteo eram muito amigos, como pai e filho. Às vezes, eles precisavam de se separar, pois cada um ia ajudar igrejas diferentes. Mesmo assim, eles continuavam em contacto através de cartas. Nessas cartas, Paulo dava conselhos a Timóteo, pedindo-lhe que não se distraísse com as coisas más do mundo.
Se Paulo estivesse vivo hoje, ele talvez dissesse algo como: “Mantém o teu coração puro. Segue sempre a justiça, a fé, o amor e a paz com os teus amigos que também creem em Deus”.
Assim como Timóteo, nós também podemos ajudar outras pessoas a conhecer o Senhor Jesus!
Artigos relacionados
“Fiquei longe para não sofrer…”
Fosse nas épocas festivas, dia do aniversário ou até mesmo na data emblemática que é o Dia do
Aprender a amar
Quando se conheceram, tanto Ana como Manuel tinham vivenciado a dor da traição e partilhavam o mesmo sentimento
Analfabetos no amor
Sabe porque é que muitas pessoas acumulam relacionamentos frustrados? Porque não aprenderam a amar! Tal como não nascemos