Você cuida da sua postura física no seu local de trabalho?

Fonte de Imagem: Universal.org

Os seres humanos passam grande parte da vida trabalhando: alguns em pé, outros sentados, muitos fazendo esforço físico e outros em frente ao computador. Em todas essas situações, a maioria executa ações que podem ser prejudiciais. Em 2017, cerca de 22 mil trabalhadores foram afastados do trabalho por mais de 15 dias por causa de doenças relacionadas a lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares (LER/Dort), segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Sentar torto

Para o educador físico William de Almeida, com experiência na área de ginástica laboral, um dos principais problemas é sentar de forma errada. “Sentar-se torto e não observar a curvatura natural que tem que ser preservada é recorrente. Muitos também não prestam atenção à altura irregular da mesa e da cadeira nem ao apoio adequado dos pés quando estão nas estações de trabalho. Outro aspecto é a disposição errada das máquinas com uma distância inadequada, o que não permite ao usuário apoiar os braços. A falta de espaço para as pernas também é prejudicial”, avalia.

“Como consequência, as pessoas acabam tendo lesões como tendinite, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e do pronador redondo e mialgias causadas por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na execução até vibração, postura inadequada e estresse. Elas podem afetar músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente e sobrecarregar o sistema musculoesquelético”, analisa.

Ele diz que há como se prevenir: “observe se o seu computador está posicionado de forma que não precise se curvar ou torcer o tronco para pegar ou usar a ferramenta com frequência. Qualquer que seja o seu trabalho, faça pausas, pois elas ajudam a aliviar os músculos exigidos constantemente. Levante-se e caminhe um pouco. Um espaço adequado para ginástica laboral, para alongamentos e exercícios, também colabora para a redução dos problemas. Dessa forma, o corpo estará mais bem preparado para as atividades rotineiras.”

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: Universal.org

Artigos relacionados