Universal na Ucrânia: Uma Universidade da Fé

John* foi condenado à prisão perpétua e estava detido havia mais de 40 anos, quando conheceu a Universidade da Fé. Ele já não tinha esperança de conquistar coisa alguma em sua vida, mas as palavras vivas da Bíblia o fizeram mudar seu ponto de vista. Foi quando decidiu buscar o maior objetivo que um homem pode ter: a Salvação de sua alma.

Isso aconteceu após o detento receber as visitas do grupo de evangelizadores da Universal, que mensalmente viajam até a penitenciária de detenção perpétua. John, muçulmano, foi apresentado ao Deus que não conhecia ainda. O homem aceitou entregar-se ao Senhor Jesus, foi batizado nas águas e encontrou uma paz que há décadas não sentia. Mais do que isso: ele descobriu um motivo pelo qual viver.

Essa é a Universidade da Fé, conforme explica o Pastor Tiago Casagrande, responsável pelo trabalho da Universal realizado na Ucrânia: “É como o Bispo Edir Macedo sempre fala, ele não abriu mais uma igreja, mas uma universidade que ensina as pessoas a usarem essa fé”.

Como John, milhares de outras pessoas têm sido auxiliadas pelas iniciativas dessa Universidade, cujo principal livro didático é a Bíblia. Com essa leitura, os alunos aprendem a utilizar sua fé de maneira eficiente. A Universal, por meio de seus voluntários, leva os ensinamentos bíblicos a presídios, hospitais e aonde existe alguém sofrendo, mesmo que seja nas ruas.

“O trabalho que fazemos é levar essas pessoas a uma nova vida. Não importa o lugar, se existem pessoas sofrendo nós iremos atrás, e, graças a Deus, muitas portas têm sido abertas aqui na Ucrânia”, afirma o Pastor Casagrande.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é a visita da Universal aos presídios ucranianos.

Alcançando a todos

A Universal chegou à Ucrânia há 13 anos e, atualmente, está presente em quatro cidades: Kiev (a capital), Pereslávia, Bila Tserkva e Carcóvia (onde a igreja foi inaugurada em abril de 2018). São seis igrejas e três núcleos de oração espalhados pelo território ucraniano, atuando com diferentes seguimentos da sociedade.

O de evangelização, por exemplo, vai às ruas todos os sábados e domingos – e até mesmo em alguns dias da semana – com a missão de apresentar o Senhor Jesus aos ucranianos. Já o Força Jovem Universal (FJU) ajuda os jovens a refletirem sobre suas atitudes e seus futuros, auxiliando-os a tomarem decisões baseados nos ensinamentos cristãos.

“Temos também o trabalho social com o grupo Calebe que faz um trabalho recreativo com os idosos durante todo o ano”, explica o Pastor Casagrande. “No verão fazemos atividades ao ar livre e, através desse trabalho, temos conseguido alcançar muitos idosos que estão sofrendo”.

Os trabalhos da EBI e do FTU também existem na Ucrânia, levando a Palavra de Deus aos pequenos.

São diferentes frentes para alcançar todos os tipos de pessoas. Na Ucrânia, questões como vícios, doenças e problemas familiares se apresentam com muita frequência. E somente Deus é capaz de trazer a solução para todos eles.

A cura para todos os males

A maior parte da população ucraniana segue a religião ortodoxa. De acordo com o pastor da região, apenas entre 1% e 3% dos ucranianos são cristãos protestantes. Mesmo assim, a Universal apresenta a Palavra de Deus a todos e a mudança positiva na vida de várias pessoas é o que atrai a atenção de seguidores de outras religiões.

Uma dessas mudanças ocorreu na vida de Oleg (foto ao lado, com a família). Antes de chegar à Universal ele estava em um casamento infeliz, em grande parte por seu vício em álcool. Além desse problema, ele era acostumado a mentir e perdia muito dinheiro em máquinas caça-níqueis.

“Aos 15 anos comecei a fumar. No exército meus amigos começaram a me convidar para usar drogas injetáveis. Eu usei ópio, papoula, entre outras. Vivi durante um ano sob a influência de tais drogas”, relembra Oleg. “Eu estava no exército, depois me casei e tive um filho e depois que conheci a minha esposa parei de usar drogas, mas comecei a beber. Ou seja, mudei de um estado ruim para outro”.

A mudança definitiva só aconteceu quando ele conheceu o poder de Deus, capaz de libertá-lo de qualquer vício. Hoje sua família é feliz.

Veja, nas imagens abaixo, como é o trabalho da Universal no país.

A Universal está presente na Ucrânia há 13 anos.
No país atuam grupos como Calebe, Evangelização e Força Jovem Universal.
A missão é levar a Palavra de Deus a essas pessoas.
Para isso os evangelizadores trabalham todos os dias da semana.
Atualmente a Universal está presente em quatro cidades ucranianas.

Fonte: Universal