Universal doa mais de 1000 produtos de higiene a Pinheiro da Cruz

Localizado em Grândola, o Estabelecimento Prisional (EP) de Pinheiro da Cruz tem sido uma das prisões entre as dezenas cujos reclusos têm beneficiado do apoio da Universal Nas Prisões (UNP)

O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz foi criado em 1951, com a designação de Colónia Penal de Pinheiro de Cruz, destinada a “Delinquentes de Difícil Correção”. Com uma área de 1500 hectares em zona rural, tem naturalmente uma feição predominantemente agrícola e a sua população prisional é constituída por reclusos condenados, oriundos maioritariamente do sul do país e da “Grande Lisboa”.

No regime fechado, o estabelecimento dispõe de quatro pavilhões com celas individuais e duas camaratas, estando equipado com refeitório, consultório médico, enfermaria, salas de aula, espaços de formação profissional, zonas oficinais, equipamentos desportivos e sala de visitas. No regime aberto existem, como espaços de alojamento, quatro pavilhões, o “Bairro do Monte” e diversas instalações espalhadas pela herdade, que permitem o alojamento dos reclusos em trabalhos ligados à agricultura e à pecuária.

Com reuniões realizadas todas as segundas-feiras à tarde pelo Pastor Francisco, auxiliado pelo Obreiro Aníbal, o braço social da Universal que atua nas prisões portuguesas tem vindo a realizar um trabalho de reabilitação a todos os níveis da população reclusa.

Mais recentemente, e como consequência direta que a pandemia de covid-19 tem causado na sociedade em geral, a Universal, através da UNP, procedeu a uma doação de produtos de higiene, com o objetivo de colmatar lacunas desta índole.

Desta feita, kits de higiene compostos por shampoo, gel de banho, desodorizante, pasta e escovas dentífricas, lâminas de barbear e papel higiénico foram doados para utilização da população reclusa. No local, estiveram presentes os pastores responsáveis pelo trabalho evangelístico nesta prisão alentejana: o pastor Ribeiro e pastor Ítalo e todo o material doado foi recebido pela Diretora técnica deste EP.