Um Natal onde a solidariedade foi o “prato principal”

Foi no sábado antes do Natal que o Coração Universal marcou presença no Pavilhão do Sacavenense para a realização de um evento cujo objetivo seria trazer abundância a um período que, para muitos, é de escassez…

Quem chegasse ao local marcado para o evento, veria já tudo preparado para receber não só as famílias, como todas as pessoas que ali quisessem comparecer para receber a ajuda tão especial para enfrentar os dias que se avizinhavam. É certo que mesmo marcada por um consumismo desenfreado, a época natalícia é pautada pela união das famílias em redor de uma mesa onde refeições são partilhadas. Contudo, para muitos, esta quadra acaba por lhes relembrar ainda mais as dificuldades por que passam no seu dia a dia.

Foi, não apenas pela vontade de ajudar a todas as famílias que a Associação de Solidariedade Social, em parceria com a Igreja Universal, organizou um jantar muito especial para os sem-abrigo e as famílias carenciadas, o qual também teve lugar no passado sábado.

Inclusivamente, com um espaço recreativo para crianças, onde as mesmas poderiam interagir com as personagens da Disney, o Natal Solidário reservou um cantinho especial para cada membro da família ou para cada faixa etária que se fez presente.

Mas, para além do jantar, também foram providenciados serviços, como uma sessão de corte de cabelo, medição de tensão arterial e atendimento espiritual, onde mais de 150 pessoas foram atendidas.

O auge do evento foi um jantar que foi especialmente preparado para os moradores de rua e as famílias carenciadas, onde os convidados tiveram a oportunidade de conviver, antecipando, assim, os valores que imperam nesta quadra festiva.

No final, procedeu-se à distribuição de uma sacola de alimentos com os bens mais essenciais. Ajudar quem mais precisava de apoio esteve na origem deste movimento solidário, contudo, à medida que as pessoas iam abandonando o local, era visível que mais do que uma sacola de alimentos, levavam consigo a sensação de esperança renovada.

O mesmo evento também teve lugar no norte do país, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, tendo sido realizado, desta feita, às 10h da manhã. Cerca de uma centena de pessoas participaram, estando à sua disposição serviços como corte de cabelo, distribuição de roupas e, também, de cestas básicas.

Artigos relacionados