Terceira idade não tem que ser sinónimo de solidão

Ser idoso em Portugal, muitas vezes é encarado de forma negativa. Porém, a realidade é que esta pode ser, de facto, a melhor fase da vida do ser humano

Ter a oportunidade de aproveitar em pleno os tempos livres com atividades recreativas e saudáveis, tanto para o corpo, como para a mente, é uma regalia que apenas tem quem já deu o seu contributo para a sociedade.

Sabemos, também, que problemas económicos e a solidão são identificados como das principais questões que atingem atualmente os idosos. Mas, também, em muitos casos, é evidente a enorme falta de afeto ou carinho.

Ciente dessas dificuldades, o Grupo Calebe tem vindo a desenvolver diversas atividades nas áreas física, cognitiva e emocional. Os seniores que estão sozinhos, encontram neste grupo uma família onde podem conviver, divertir-se, partilhar e desenvolver os seus talentos.

Calebe: um grupo ativo

No Projeto Ler e Escrever, muitos idosos têm realizado o seu sonho: saber escrever uma carta; ir ao banco tratar dos seus assuntos sem a ajuda de ninguém, enfim, tornaram-se autónomos. Outros, envolveram-se no Projeto de Línguas, onde têm vindo a aprender o inglês e o francês. Mas, por que motivo o inglês e o francês? Porque muitos têm os seus netos a viver no estrangeiro, tendo já nascido nesses países e praticamente não falam português. Desta forma, podem conversar muito mais à vontade com as suas famílias. Outros, querem aprender, pois desejam viajar, conhecer novos países e novas culturas. Este novo saber, tem criado neles uma autoestima e um desejo enorme de concretizar sonhos de quando eram mais jovens.

Através do Artesanato e Pintura, não são poucos os idosos que descobrem talentos que estiveram escondidos durante muitos anos. Durante a semana, podem participar nestas atividades nos ateliers, onde dão vazão à criatividade e, como muitos dizem, a uma paz e tranquilidade.

Artigos relacionados