Suicídios por medo do coronavírus… não permita que o pânico o afete!

Sensacionalismo dos média sobre COVID-19 tem vindo a causar mortes em diversos países

O médico Bernard Gonzalez, que trabalhava na primeira divisão do futebol francês, cometeu suicídio. Ele tinha 60 anos de idade e foi diagnosticado com o vírus COVID-19.

Mesmo que muitos idosos estejam a recuperar da doença, Gonzalez ficou com tanto medo que tirou a própria vida. Foi isso que ele explicou em carta deixada para a família.

O caso aconteceu poucas semanas após a enfermeira italiana Daniela Trezzi, de apenas 34 anos de idade, fazer o mesmo. Trezzi estava em quarentena após ter testado positivo para Coronavírus. Ela relatou aos amigos mais próximos o medo que tinha de espalhar a doença. Não aguentou a pressão e tirou a própria vida. Dias antes, outra enfermeira italiana também se matou.

O que deixa as pessoas em pânico?

Além dos suicídios relatados na Itália e na França, outros foram noticiados na China, nos Estados Unidos, na Espanha e em diversos outros países. Na Alemanha, por exemplo, o ministro das Finanças Thomas Schaefer matou-se por medo do Coronavírus. Ele nem sequer tinha sido diagnosticado com a doença.

O indiano Bala Krishna também cometeu suicídio por medo do COVID-19. No seu caso, a família relatou que o homem tinha 50 anos de idade e boa saúde. Mas passou dias a assistir a reportagens sobre o novo Coronavírus e assustou-se.

Ele ficou constipado, foi ao médico, fez os testes necessários e a possibilidade de COVID-19 foi descartada. Mesmo assim, ao voltar para casa, ele recusou-se a aproximar-se da família.

“O meu pai ficou o dia inteiro a assistir a vídeos relacionados ao Coronavírus. Continuou a dizer que tinha sintomas semelhantes e que estava infetado”, afirmou Murali. “Ele disse que temia que o vírus mortal pudesse espalhar-se dele para outras pessoas. Quando um de nós tentou aproximar-se, ele atirou pedras”.

A família procurou ajuda em órgãos do Governo para acalmar Krishna, mas não obteve sucesso. Durante a madrugada, perceberam que o pai de família não estava na sua cama. Numa rápida busca pela vizinhança encontraram-no enforcado numa árvore.

O sensacionalismo e o suicídio

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que não é preciso entrar em pânico. Ao contrário: as pessoas devem proteger-se e saber que o número de pessoas que se curaram do novo Coronavírus é grande e não pára de crescer.

Entretanto, grande parte dos média continua a utilizar um tom sensacionalista para se referir à pandemia. E o sensacionalismo causa mortes. É o que revelou o artigo científico “A exposição a eventos de violência em massa nos média pode alimentar um ciclo de angústia”, publicado no final de 2019.

De acordo com o estudo, a “exposição exagerada a notícias negativas é um problema de saúde pública, porque eventos como esses causam implicações na saúde mental — e, às vezes, física — das pessoas”. Entre os males causados estão a depressão e o suicídio.

Não tenha medo

É muito importante que sejam tomados os cuidados recomendados pela Direção-Geral de Saúde. Um desses cuidados, inclusive, é parar de assistir obsessivamente aos noticiários sensacionalistas sobre o COVID-19.

Lavar as mãos, tomar as devidas precauções ao espirrar e tossir, evitar ajuntamentos. Tudo isso deve ser praticado para que se evite espalhar o vírus, mas o pânico não deve existir.

No seu blog pessoal, o Bispo Edir Macedo explica que “o medo é um estado de perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente, ou da presença de alguma coisa estranha. A dúvida é o elemento gerador do medo”.

Para combater esse sentimento de dúvida e medo, a única solução é a fé.

“Fé é certeza”, relata o Bispo Macedo. “Assim como a dúvida é resultante da ação de um espírito maligno, a fé inteligente é a ação do Espírito de Deus. Quem n’Ele crê não tem medo nem se intimida diante dos desafios da vida. Ao contrário: duvida do sucesso do mal. Isto é, duvida da própria dúvida!”

Se você está com medo do Coronavírus e não sabe como despertar essa fé dentro de si, acompanhe as reuniões, ao vivo, todos os dias, pelos seguintes canais ao seu dispor: Facebook (IgrejaUniversalpt); Youtube (iurdpt); site (igrejauniversal.pt); iurdtv.eu e Rádio Positiva 95.0 FM.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: Universal.org