Sozinhos entre milhares de “amigos” das redes sociais

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Uma investigação efetuada pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) veio revelar que os jovens portugueses que passam muito tempo nas redes sociais se sentem mais sozinhos. Tendo os investigadores do ISPA descoberto também que o sentimento de solidão entre estes jovens se mantém mesmo quando o tempo que passam online não interfere com o tempo que passam a falar com amigos fora da Internet frente a frente, podendo, então, estar em causa a falta de riqueza sensorial das conversas online.

“O nosso estudo sustenta que há qualquer coisa na comunicação online que causa a solidão, que é a forma como a comunicação acontece online que cria esse sentimento”, explica ao jornal Público  Rui Costa, investigador do ISPA. “A hipótese que colocamos agora é que a comunicação online não tem a mesma riqueza sensorial que a comunicação offline”, esclarece ainda. “Quando falamos da Internet, não há informação a nível do olfacto, por exemplo, e a forma de as pessoas falarem é diferente”, conclui o investigador.

Se és jovem não tens motivos para te sentires só, procura a Força Jovem Universal (FJU) e vem descobrir uma verdadeira família que está de braços abertos para te receber. Vem conviver connosco e desfrutar de todo o tipo de atividades culturais e desportivas, cursos de formação e debates, aprendendo a dar um rumo diferente à tua vida e desenvolvendo o teu papel junto da sociedade de uma forma natural e saudável. Visita o nosso site fju.pt e descobre mais sobre nós nas redes sociais facebook.com/FJUPortugal .

Artigos relacionados