Situação financeira mundial “tão perigosa” como há 10 anos

Recentemente, o ex-presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, deixou um aviso: a situação financeira mundial está “tão perigosa” agora como estava há dez anos quando o banco norte-americano Lehman Brothers caiu. O Lehman Brothers declarou falência a 15 de setembro de 2008, criando a maior crise financeira desde a grande depressão de 1929.
“É agora reconhecido que a enorme dívida nas economias avançadas tem sido um fator chave no desencadeamento da crise financeira mundial de 2007 e 2008”, referiu o ex-presidente.
Atualmente, “o crescimento da dívida dos países desenvolvidos – em particular a privada – abrandou, mas este abrandamento é compensado por uma aceleração da dívida nos mercados emergentes. É isto que torna atualmente todo o sistema financeiro global, pelo menos, tão vulnerável, se não mais, do que em 2008“, explicou Jean-Claude Trichet.

.

Mas, mesmo no meio de uma situação económica instável a nível mundial, ainda há quem consiga ser bem-sucedida na sua vida financeira como é o caso de Adilson Marcelino. (Clique aqui e veja esta superação de vida)

Fonte: Jornal I