Será que o amor escolhe idades?

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Michael Douglas, de 74 anos, e Catherine Zeta-Jones, de 49, conheceram-se em 1998 e disseram o “sim”em 2000.

Harrison Ford, de 76 anos, e Calista Flockhart, de 54, casaram-se em 2010 e são felizes juntos desde então.

Ivete Sangalo, de 46 anos, e Daniel Cady, de 33, conheceram-se por acaso no elevador do prédio onde ela morava e hoje são felizes juntos.

Gerard Piqué, de 32 anos, e Shakira, de 42, são pais de duas crianças e estão juntos desde 2011.

Alec Baldwin, de 60 anos, e Hilaria Thomas, de 35, casaram-se em 2012 e têm vindo a aumentar a família desde então.

Podem ser apenas 10 ou até 20 anos de diferença entre o casal, há quem diga que a única coisa que importa é o amor. Mas a aceitação da diferença de idades é sempre um desafio, explica a psicóloga Cláudia Morais, terapeuta familiar e de casal e autora de “Os 25 Hábitos dos Casais Felizes” ao site life.dn.pt. “De um modo geral, somos educados no sentido de corresponder à norma e acabamos por criar muitas expetativas em relação às pessoas que conhecemos ou de quem gostamos.” Preconceitos nascem do medo, que se torna maior quanto mais significativa for a diferença de idade entre os membros do casal. “Há o medo de a pessoa mais nova não vir a ter filhos. Medo de que se farte e, mais cedo ou mais tarde, não queira estar ao lado de alguém muito mais velho”, refere a especialista.

Na prática, a satisfação conjugal irá sempre depender de vários fatores, sendo um deles a forma como a rede de suporte encara a relação. “Quanto maior for o apoio dos familiares e amigos, maior é a probabilidade de o casal dar certo”, alerta. Por outro lado, quanto mais tensões e juízos de valor existirem, mais vulnerável ficará a relação.

Com o tempo, é provável que as expetativas mudem, levando a que aquilo que não é um problema no início da relação se venha a transformar num foco de tensão mais tarde. “Cada um amadurece e é provável que as expetativas mudem, levando a que aquilo que não é um problema no início da relação se transforme em foco de tensão mais tarde”, esclarece a terapeuta familiar.

Se o seu relacionamento tem vindo a ser afetado por problemas causados pela diferença de idades ou por qualquer outro tipo de situação conflituosa, venha aprender a resolvê-los em conjunto com o/a seu/sua companheiro/a todas as quintas-feiras, pelas 20 horas, na Terapia do Amor, na Universal mais próxima de si, onde receberá conselhos e dicas sobre a melhor a direção a dar à sua vida sentimental.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: life.dn.pt

Artigos relacionados