Será que existe mesmo um segredo para um casamento feliz?

Muitas vezes, avaliamos um casamento ou relação feliz, medindo a longevidade da mesma… mas, será que se trata apenas de tempo?

Miyako e Masao Matsumoto têm muito em comum. Segundo o sapo online, em primeiro lugar, ambos são casados, em segundo lugar são o casal mais velho do mundo vivo e em terceiro lugar entraram para o livro dos Recordes do Guiness, precisamente pelos primeiros dois motivos.

Casados desde 1937, o seu enlace foi há mais de oito décadas e juntos já ultrapassam as duas centenas de aniversários.

Mas, ao que parece, existe um segredo para isso. Pois, com uma idade combinada de 208 anos, para o casal japonês que está casado há mais de 80 anos, o segredo é simples: “Deve-se à minha paciência”, garante a mulher.

Com uma história de dificuldades, que envolveu guerra, pobreza e fome, vivem atualmente num lar em Takamatsu e não lhes falta nada. Têm 25 bisnetos, mas a família que constituíram já perfaz mais de 60 elementos.

Muitas vezes, ouvimos os mais antigos comparar a situação atual dos casamentos com o passado. “Antigamente, os casamentos duravam décadas, hoje em dia, alguns, nem meses…”, mas, por que motivo o que acontecia no passado tem vindo a resultar no oposto?

Alguns atribuem à facilidade com que se desiste das coisas hoje em dia, especialmente se as mesmas exigem um determinado grau de dificuldade. Outros acreditam que no passado se acreditava que o casamento era para a vida, mesmo existindo a violência, a falta de amor ou a frieza…

Fonte: sapo online

.

.O caso de Rosário, infelizmente, não foi bem-sucedido. À semelhança de milhares hoje em dia, o seu casamento também terminou em divórcio, deixando-lhe uma depressão profunda e marcas que nem o tempo e nem as relações que se seguiram conseguiram apagar. (Clique aqui e conheça a sua história)