Será que Deus errou nas contas?

Todos conhecemos a história de Jó.
Jó era o deleite de Deus… e a raiva do diabo!

Derrubar Jó significava tanto para o diabo que ele foi ter com Deus duas vezes. Imagine o diabo ter o descaramento de se juntar aos filhos de Deus e ir até à presença do Senhor, tudo com um propósito: destruir o servo de Deus.

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a Meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1.8

Além da sua integridade, reverência e conduta irrepreensível para com Deus, Jó amava a sua família e sacrificava por ela. Diz a Bíblia que ele fazia isso “continuamente”.

E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1.4,5

É provável que os filhos não ligassem para essa atitude do pai. Talvez nem percebessem que o que os protegia era esta intercessão contínua ao Deus Vivo. Quantos pais e avós fazem isso nos dias de hoje pelos seus filhos e netos e, no fim, ainda são criticados? Mas Jó continuava, porque ele sabia para Quem estava a santificar os seus 10 filhos.

Jó era “maior do que todos os do oriente”, assim está escrito. Ele tinha SETE filhos e TRÊS filhas. O seu gado era de SETE mil ovelhas, TRÊS mil camelos, QUINHENTAS juntas de bois e QUINHENTAS jumentas.

Jó perdeu tudo isso num ápice, incluindo a saúde. O seu corpo ficou coberto de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó bateu no fundo do poço, mas manteve-se o mesmo homem.

A história acaba como sabemos:

… quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Jó 42.10

E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve CATORZE mil ovelhas, e SEIS mil camelos, e MIL juntas de bois, e MIL jumentas. Também teve SETE filhos e TRÊS filhas. Jó 42.12,13

Mas… algo parece estar errado aqui! As contas não correspondem ao “dobro” como deveriam. Com os animais está certo: o dobro de sete é catorze, o dobro de três é seis e o dobro de quinhentas é mil. Mas e os filhos e filhas? Não duplicaram. Se é o dobro, deveriam ser CATORZE filhos e SEIS filhas…

Lembra-se da oração, da santificação, do despertar de madrugada e dos sacrifícios que Jó oferecia continuamente pelos seus filhos e filhas? Acha que Deus não ia considerar isso, ou se esqueceria? Jó separou-os (santificou-os) para Deus, e Deus tomou-os para Si. Quando soube da notícia da sua morte, ele disse

… o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o Nome do Senhor. Jó 1.21

DEUS NÃO ERROU NAS CONTAS! Aliás, Deus nunca erra.
O dia em que partimos deste mundo, não é o fim. Pode até ser para as ovelhas, os camelos, os bois e as jumentas e tudo o que é material – daí Deus ter voltado a dar em dobro – mas não para o homem.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5.16

… e Jó sabia disso.

Não tome atitudes tendo como limite o dia da sua morte.
Não invista para 60, 70 ou 80 anos. Use esta curta experiência para investir para a eternidade.
Pense bem antes de desistir de orar e sacrificar por um familiar só porque não viu mudança imediata. Afinal, a alma dele é eterna.

E para comprovar que no final Deus não fica devendo nada a ninguém:

E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó … depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias. Jó 42.15-17

Colaborou: Pr César Ribeiro

Fonte: Bispo Macedo