Separados, mas unidos pelos filhos

Toda e qualquer separação é um processo complicado, mas, quando o casal teve filhos, ele é ainda mais complexo. Depois do rompimento, o homem e a mulher que decidem entrar em um novo relacionamento passam por uma fase nova e delicada, mas, por conta dos filhos, precisam manter contato com os ex-companheiros.

“Muitos casais têm que lidar com a questão dos filhos que vieram de outros relacionamentos. Não é uma situação ideal, mas é a realidade de muitos. Se ela não for gerenciada com cuidado, pode trazer problemas para o novo relacionamento”, observa a apresentadora e escritora Cristiane Cardoso.

Há diversos aspectos que afetam a nova relação. “Ciúmes, desconfiança, interferência dos ex, sem contar o que passam as crianças. Como lidar com isso? Uma regra é manter o contato com o ex ou a ex para tratar apenas do que se refere às crianças e, dessa forma, evitar ciúmes do atual parceiro”, acrescenta o apresentador e escritor Renato Cardoso.

Para que a nova relação funcione de forma saudável, é essencial que haja confiança entre o casal. “Outra norma é incluir ou informar seu novo parceiro sobre todas as comunicações com o ex, para demonstrar respeito e fidelidade a ele. Lembre-se de que as regras só funcionarão se vocês respeitá-las”, alerta Cristiane.

Lidando com o ex
Flávia dos Santos Constantino Silva, de 40 anos, e Cláudio Silva, de 44 anos (foto a esq.), se casaram em 2002. Cláudio tinha filhos do relacionamento anterior. “Os dois filhos dele ainda eram pequenos. O mais velho tinha 3 anos e o mais novo um. A ex dele tinha ciúmes da relação dss crianças comigo e foi aí que nossos problemas começaram”, lembra Flávia.

Flávia, que também era ciumenta e possessiva, descontava a raiva que tinha da ex-companheira de Cláudio nas crianças. “Muitas vezes ele mentia para ela e dizia que eu não estaria em determinados passeios, por exemplo, só porque ela implicava com a minha presença, mesmo sabendo que eu era a atual esposa dele. Então, chateada com a situação, brigávamos muito e passei a rejeitar as crianças. Na verdade, eu tinha muito ciúme dela e queria toda atenção dele para mim”, conta.

As crianças não entendiam aquela situação e Cláudio tentava apaziguar a relação entre a esposa e a ex. “Eu pedia que a Flávia desse atenção aos meus filhos e entendesse o que estava acontecendo. Meu relacionamento anterior não deu certo e minha ex-esposa não aceitava nossa separação. A Flávia sabia que eu a amava, ela era minha atual esposa, e eu fazia de tudo para mostrar isso. Mesmo assim, em razão de tantos problemas e discussões causados pela situação, depois de dez anos de casados ela me pediu a separação”, revela ele.

Desesperado, Cláudio pensou em buscar ajuda em uma casa de encostos. “Queria fazer um trabalho espiritual para tê-la de volta. Nós estávamos separados e eu queria achar uma solução para as nossas dificuldades. Mas, nesse dia em que saí em busca desse lugar, me vi em frente à Universal e decidi entrar. Estava ocorrendo a palestra da Terapia do Amor.”

Ao assistir à palestra, Cláudio entendeu que deveria melhorar como esposo para ter Flávia de volta. “Aprendi que precisava ceder, comunicá-la quando eu fosse falar com minha ex sobre os nossos filhos. Até que a encontrei novamente e lhe pedi mais uma chance. A Flávia aceitou e passamos a frequentar as palestras juntos”, comenta Cláudio.

Com a participação nas palestras que abordavam a vida amorosa, Flávia também mudou e Cláudio notou sua transformação. “Ela deixou de cobrar minha atenção toda hora e é minha parceira. Somos muito unidos e, acima de tudo, melhores amigos. Agora vivemos bem”, relata Cláudio.

“Hoje temos uma relação muito boa. Um dos filhos dele ainda mora conosco. Tenho bom contato com a ex-esposa e o filho mais velho dele. Nos damos superbem”, conclui Flávia.

Vida amorosa

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

Fonte: Universal

Artigos Relacionados

Terapia do Amor

The Love School

Casamento Blindado

Namoro Blindado

2018-09-04T16:15:30+00:00