Sente-te bem contigo mesmo!

Por vezes, os jovens sentem alguma dificuldade em gostarem da imagem que veem refletida no espelho, pois esta não corresponde ao que os seus pares e os média veiculam como o ideal de beleza, o que traz graves problemas a nível da autoestima

A falta de autoestima é um dos principais problemas sentidos na adolescência, estando normalmente relacionada com uma autoperceção pobre. Afinal, sentir-se bem consigo mesmo é uma experiência básica para o ser humano e, se isso não acontece na adolescência, podem surgir um grande número de situações que tornam ainda mais difícil passar por essa fase da vida, tais como: dificuldade para manter relações saudáveis com os outros; maior tendência para desenvolver depressão; baixo rendimento escolar; dificuldade para expor os sentimentos; transtornos alimentares; baixa motivação; alvo de abusos e maus tratos; realização de ações violentas ou ilegais; dificuldades para se tornar independente; ausência de planos para o futuro.

Meio familiar. A família deverá sempre ser o principal ponto de apoio para ajudar um adolescente com problemas de autoestima. A comunicação e o acompanhamento permanentes são os pilares fundamentais que o meio familiar pode oferecer ao jovem. Reforçar as qualidades, destacar as conquistas, compreender as mudanças e inspirar confiança são ações muito importantes nesta fase. Quando a família não consegue ajudar o jovem a superar os problemas de autoestima, o ideal é procurar ajuda profissional.

Fonte: soumamae.com.br