“Segui e tenho seguido os passos de Abraão”

Se em São Paulo 9 de julho foi mais um feriado no calendário anual, para uma multidão composta por paulistas, cariocas, baianos, mineiros e tantos quantos pisam em uma Universal no Brasil ou em um dos mais de 110 países que a igreja está instalada foi dia de celebrar os 41 anos de existência da instituição.

O Bispo Edir Macedo comemorou a data no Templo de Salomão, durante a reunião Nação dos 318 – palestra voltada à vida financeira que acontece às segundas-feiras. Na ocasião, o Bispo abordou o que a fé pode proporcionar aos que a usam de forma adequada. “Normalmente, as pessoas chegam aqui desacreditadas, desanimadas, pensando em tentar a ‘sorte’, mas logo recebem uma palavra de fé, de estímulo. Essa fé tem sido sustentada na Palavra de Deus. É o Espírito da Palavra que remove as fraquezas, dúvidas, frustrações, o medo, etc. Essa fé move montanhas”, afirmou.

Como ser a própria bênção

O Bispo citou Abraão como um verdadeiro exemplo de fé. Um homem que, segundo a Bíblia, deveria deixar sua casa e seguir a direção de Deus, se quisesse ser abençoado. “O Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.1-3).

Para que Deus fizesse de Abraão uma grande nação, ele teria que deixar para trás aquele lugar hostil onde estava. “Ele tinha que sair daquele ambiente de dúvida, de pessoas que só falam o que é negativo”, disse o Bispo. Ele acrescentou ainda que, na época, Deus tinha escolhido Abraão para ser abençoado, mas que Ele não vive da glória do passado e deseja fazer de cada um de nós uma pessoa bem-sucedida. “Ele escolhe aqueles que estão prontos para se entregar de corpo, alma e espírito e para fazer dEle o primeiro de suas vidas, acima de projetos, sonhos, do seu futuro, do que têm, do que não têm, do que virão a ter. Quando há essa entrega radical, Ele nos dá o Espírito dEle, o que nos moverá, nos inspirará e nos dará sabedoria para que cheguemos à Sua terra prometida. Isso ocorrrerá mesmo que você seja analfabeto ou se considere a última criatura desse mundo.”

Ele relacionou a vida de Abraão com a de muitos que chegam à Universal e na Nação dos 318. “As pessoas que chegam aqui, normalmente, vivem em um ambiente de medo, pavor e de ameaça. Além das fraquezas, ainda têm parentes que as infernizam com palavras negativas”, comentou o Bispo.

De acordo com o Bispo Macedo, para se tornar a própria bênção – e não apenas tê-la –, a pessoa tem que “sair de sua tenda”, da sua religião, da sua filosofia e se apegar a Deus. “Quando a pessoa tem fé em Deus, ela não está atada a nada nem a ninguém, mas está alicerçada na Palavra de Deus e no que Ele falou. Nós temos direito de provar essa Palavra, se ela é falsa ou verdadeira. Eu provei dela e posso falar isso para você”, argumentou.

O Bispo tem propriedade para fazer essas afirmações, poi se viu desacreditado por familiares e pessoas próximas quando decidiu largar tudo e pregar o Evangelho. Contudo, mesmo ao se tornar manchete no mundo todo e alvo de especulações e injustiças, nada impediu que seu sonho de salvar almas se propagasse. E qual seria o segredo por trás desse crescimento estrondoso, notório e bem-sucedido da igreja em mais de 110 países? “Eu segui e tenho seguido os passos de Abraão. Dou a dica a você: siga os passos de Abraão e você vai arrebentar, porque a voz que falou com Abraão é a Voz do Altíssimo; não siga os passos dele e vai ‘se arrebentar.’”

Fidelidade e vida com Deus

Depois que o Bispo Macedo realizou uma oração por todos os presentes, o Bispo Edson Costa conduziu a segunda parte da reunião. Ele destacou que o segredo da Universal é viver pela fé.

Na ocasião, ele mostrou um vídeo da vida de Robert Gilmour LeTourneau (foto a esq.), um dos homens mais ricos de sua época. Nascido em 1888, ele foi o inventor de equipamentos de terraplanagem conhecidos mundialmente. “A sabedoria que Deus deu a ele mudou o rumo da humanidade graças à tecnologia que ele inventou. Ele só tinha a sétima série, mas foi capaz de realizar criações que nenhum engenheiro eletrônico ou mecânico conseguiu até hoje”, ressaltou.

No entanto, antes de chegar a essa posição, LeTourneau teve uma vida de altos e baixos. Ele foi considerado “ovelha negra” da família, já que parou de estudar aos 14 anos e, diferentemente de seus irmãos, não parava em nenhum emprego. A história de sua vida mudou quando ele teve um encontro com Deus. A partir daí, LeTourneau quis se dedicar a Ele sendo um homem de negócios que contribuisse com o avanço da Sua Obra. “Sou apenas um mecânico que Deus tem abençoado. Ele usa os fracos para confundir os fortes. Não há explicação lógica para o fato de eu ter desenvolvido essas máquinas. Eu não passei da sétima série na escola. Aos 30 anos, eu estava falido e endividado”, escreveu em sua autobiografia Mover of Men and Mountains (Aquele que move homens e montanhas, em tradução livre). Ao tornar-se fiel dizimista, viu a expansão de seus emprendimentos.

Ao comparar essa postura de LeTourneau à de Abraão, que foi leal à Voz que ouviu, o Bispo Edson destacou o poder da fidelidade. “Se você seguir os passos de Abraão e for amigo de Deus, de hoje em diante sua vida começará a mudar como um todo. Abraão foi rico em todos os sentidos: no casamento, na família, na comunhão com Deus”, comentou. “Essa foi a riqueza mais importante que possuiu”, finalizou.

Congresso para o Sucesso

Uma reunião que inspira novas ideias e traz motivação para superar desafios financeiros. Todas as segundas-feiras no Templo Maior ou em uma Universal mais próxima de si. Confira horários e moradas aqui

Fonte: Universal