Quem são os jovens bem sucedidos do futuro?

A internet, as redes sociais, a tecnologia, a mudança de valores tanto sociais quanto culturais… fizeram com que a juventude se tenha reformulado de tal forma que muitos desconhecem o que lhes reserva o futuro

Tudo hoje em dia nos faz viver de modo acelerado, por isso, o próprio tempo é percebido de outra maneira. E não é apenas a forma como vivemos que foi alterada, mas também a forma como trabalhamos.

A enfrentar desafios cada vez maiores, as exigências acompanham as sucessivas mudanças. Hoje em dia, procura-se respostas que não estão na teoria e nem em enciclopédias, diante desta realidade, qual será o perfil do futuro jovem profissional?

Ter a capacidade de lidar com as próprias emoções, ter autoconhecimento, trabalhar com os outros, saber definir e gerenciar projetos de vida determinam se uma pessoa tem ou não potencial para crescer profissionalmente. Acelerar o desenvolvimento dessas habilitações torna-se cada vez mais urgente.

Isso significa que, além de conhecimentos específicos, é preciso que o jovem profissional de hoje tenha uma forma de agir consciente do seu meio, para que seja capaz de resolver problemas, identificar e gerir emoções, trabalhar em equipa, estabelecer objetivos, demonstrar cuidado com o outro e enfrentar as situações adversas de maneira criativa e sempre construtiva.

Nenhuma destas características faziam parte nem da vida nem do imaginário de Sara, uma jovem que vivia deprimida e sem sonhos. Com problemas interiores, que se manifestavam quer na escola, quer em casa, a jovem sentia-se completamente perdida, sem qualquer perspetiva de futuro. Acomanhe o caso de Sara abaixo.