Que tipo de servo você tem sido?

Quem foi Eliseu?

Eliseu era auxiliar do profeta Elias. Ele foi escolhido por Deus para ajudá-lo, enquanto o Senhor falava com Elias no Monte Horebe. (1 Reis 19.16)

Quando Elias encontrou Eliseu, não precisou falar nem prometer nada, simplesmente lançou a capa sobre ele. (1 Reis 19.19)

Eliseu só pediu para se despedir dos seus pais, pois sabia que, a partir de então, teria uma vida de sacrifício, porque aquele que escolhe servir ao Senhor tem que ter a consciência de que está escolhendo viver uma vida de renúncias e sacrifícios.

O sacrifício de Eliseu já começou ali, deixando sua família e as juntas de boi que tinha. (1 Reis 19.20,21)

Para Eliseu não havia tempo ruim, mesmo que Elias dissesse: “Fica aqui, não precisa me acompanhar…”, ele não saía de perto, pois para Eliseu não era um peso estar servindo, e sim um prazer. Ele queria aprender com o seu senhor. Prova disso foi quando Elias perguntou: “Pede me o que queres que te faça”, e Eliseu pediu a porção dobrada do espírito de Elias. (2 Reis 2.9-15)

E por ser fiel, Eliseu foi abençoado, tornando-se referência de servo fiel.

Quem foi Geazi?

A Bíblia não menciona o início de Geazi como auxiliar de Eliseu, mas mostra várias situações que revelavam quem era Geazi e o que estava dentro dele.

A primeira delas aconteceu com a mulher sunamita, quando ela foi em busca do profeta Elias para pedir ajuda, pois seu filho havia morrido. Eliseu disse para Geazi ir até o menino e tocá-lo com seu cajado no rosto, ele até fez o que foi pedido, mas não aconteceu nada. (2 Reis 4.29-31)

Em outro momento, Eliseu havia recebido vinte pães e algumas espigas verdes para alimentar cem homens, e pediu para Geazi distribuir entre o povo. Porém, ele questionou, alegando que era muito pouco para a quantidade de pessoas. Mas Eliseu disse: “Dá ao povo; porque assim diz o Senhor: Comerão e sobrará”. E assim aconteceu. (2 Reis 4.42-44)

Uma outra situação ocorreu na cura de Naamã. Após ser livre da lepra, ele queria agradecer ao profeta, dando-lhe presentes, porém, Eliseu recusou. Mas quando Naamã se distanciou do local, Geazi correu ao encontro dele e mentiu, dizendo que Eliseu havia pedido uma ajuda para dois jovens. (2 Reis 5.21-23).

Será que ele não estava querendo enrolar Naamã, referindo-se a si mesmo e ao profeta?
Hoje em dia, quantos não fazem o mesmo? Isso não deixa de ser mentira!

Mas ainda não acabou! Quando voltou, Eliseu encontrou Geazi e perguntou de onde vinha, e ele mentiu dizendo que não tinha ido a lugar nenhum. Assim, sem que Geazi falasse mais alguma coisa, Eliseu revelou que sabia de tudo e determinou que a lepra que estava em Naamã fosse lançada sobre Geazi e toda sua descendência. (2 Reis 5.15-27)

Diante desses dois exemplos, temos que nos avaliar e verificar que tipo de servos temos sido. Como Eliseu ou Geazi?

Nossa vida é resultado de nossas escolhas, Eliseu fez a dele, Elias fez a dele. Que tipo de oferta você vai apresentar, a de Elias ou de Geazi, servo de Elizeu?

Fonte: Bispo Macedo

 

 

Dois tipos de Fé

Quando conhecemos a Fé, aprendemos a usá-la para conquistas e transformações!
- Bispo Edir Macedo

2018-11-27T08:54:49+00:00
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar