Quanto tempo temos que orar por dia?

Sabe por que comecei este texto com a pergunta de quanto tempo temos que orar por dia? Porque a maioria dos cristãos não ora como deveria orar… Embora saibamos que a oração é uma arma de efeitos poderosos, tanto para manter a comunhão com Deus quanto para combater o diabo, ainda assim muitos não a praticam devidamente.

Essa frustração com a vida de oração surgiu primeiramente com os discípulos. Em um determinado momento da convivência daqueles homens com o Senhor Jesus, eles descobriram que não sabiam orar. Mas, como não sabiam se a oração fazia parte ativa da religião judaica e das narrativas contidas no Antigo Testamento?

Ninguém pede para aprender algo que já sabe, portanto, o modo como os discípulos oravam, provavelmente, era religioso, igual aos demais homens da época.

Esses discípulos viram o Salvador fazer curas prodigiosas. Aliás, O viram até mesmo ressuscitar Lázaro, morto havia quatro dias. No entanto, nada disso chamou tanto atenção deles como ver Jesus orar. Por isso, esses homens não pediram para aprender a curar leprosos, cegos, paralíticos ou mesmo expulsar demônios, mas pediram para que Jesus os ensinasse a orar, assim como Ele orava (Lucas 11.1). E maravilhoso como o nosso Senhor é, Ele ensinou. Esse ensinamento ficou registrado em Mateus 6.5-8.

Assim como eles, na maioria das vezes, nós também não sabemos bem o que é orar e prevalecer constantemente nesse espírito de oração.

Orar não é uma questão de dom, que um tem e o outro não. Orar também não é uma opção. Precisamos entender que a oração é para nossa alma assim como o oxigênio é para o nosso corpo, ou seja, fundamental! Portanto, ou se ora e vive ou se deixa de orar e morre, pois é impossível se manter vivo espiritualmente se não houver oração.

Triste é ver que algumas pessoas acreditam que não têm uma vida de oração porque não têm tempo. Por outro lado, encontram meios para respirar, comer, dormir, fazer sua higiene e se divertir para manter o seu corpo são. Isto é, empenham todos os esforços para satisfazer sua vida terrena, mas, negligenciam a vida eterna.

Há aqueles, ainda, que usam a própria Obra de Deus para justificar a falta de tempo para orar. Que mentira mixuruca essa! O Senhor Jesus fez muito mais que todos nós e tinha uma vida ativa de comunhão com Deus em oração.

A verdade é que ninguém deixa de orar porque não tem tempo, mas porque não quer orar. Não tem prazer de estar na companhia do nosso Senhor. Afinal, separamos tempo para aquilo que gostamos e para aquilo que é prioridade para nós, e ponto.

Diante disso, provavelmente, você já percebeu que precisa orar mais do que vem orando, não é mesmo? Então, qual deve ser a regularidade dessa oração?

Alguém aí arrisca um palpite sem “colar” da resposta abaixo?

RESPOSTA:

Vamos ver o que a Bíblia diz:

“Orai sem cessar.” (1Tessalonicenses 5.17)

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6.18)

Entenderam? A resposta é: nem mais e nem menos, somente “sem cessar” e “todo tempo”. Claro que isso não quer dizer estar de joelho o dia inteiro, mas manter-se, constantemente, conectado com Deus em espírito.

Fora essa ligação incessante, determine um horário e um lugar para que, todo dia, você possa passar tempo com Deus.

Já vou prevenir você que virá uma vontade enorme de checar as redes sociais antes, de responder um e-mail “urgente” ou deixar para logo mais. Mas, não caia nessa. Seja disciplinado e obedeça aquilo que você estabeleceu.

Bons momentos de oração para todos vocês!

Os dois pecados de Davi

Entenda por que é totalmente falsa a ideia de “pecadinho” e “pecadão”
- Núbia Siqueira

O grande EU SOU

A extensão do conceito do Nome de Deus vai além do que o entendimento humano alcança.
- Núbia Siqueira

O pecado de Moisés

O pecado custou a Moisés o que ele mais desejava: terminar sua missão.
- Núbia Siqueira