Primeira entrega de kits de higiene no EP de Tires

São mais de quatro centenas as mulheres que se encontram reclusas neste estabelecimento prisional

Eram já cerca das 10 horas da manhã quando os voluntários da UNP se encontravam na portaria do Estabelecimento Prisional de Tires para efetuar a entrega dos mais de 1200 produtos de higiene destinados às reclusas.

Tendo sido muito bem-recebidos, tanto o pastor Francisco Silva como os voluntários procederam à entrega das caixas que continham os kits de higiene, previamente separados. E a quem se destinavam estes kits? Às mulheres reclusas mais carenciadas, como as estrangeiras, que não têm visita dos seus familiares e não conhecem ninguém no país, assim como as reclusas que embora sejam portuguesas, foram abandonadas pela família.

Sempre respeitando as normas instituídas pela Direção Geral de Saúde, todas as quartas e sextas-feiras são realizadas reuniões no EP de Tires. O pastor Francisco, juntamente com a sua esposa, Dilma Silva, realizam o encontro e dão assistência espiritual às reclusas, contabilizando um grupo de participantes já superior a uma centena.

A Universal tem vindo a realizar este apoio aos reclusos, através da UNP, em todo o Portugal continental e ilhas, revelando-se um trabalho de grande valia não apenas para os detidos, como para as próprias instituições prisionais.

O Estabelecimento Prisional de Tires é uma prisão feminina localizada na freguesia de São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.  Albergando reclusas grávidas ou com filhos, para tal foi criada uma creche, que funciona em paralelo com a Casa das Mães, fundada a 15 de novembro de 2000.

Composto por 3 edifícios independentes, designados por Pavilhão 1, 2 e 3, neste EP existe ainda uma Unidade livre de drogas (ULD) criada em 1999, a Casa das Mães e os pavilhões de regime aberto, criados em 1995.