Portugal é o 5º país da UE com mais problemas mentais

Fonte de Imagem: Adobe Stock

De acordo com o relatório “Health at a Glace 2018”, divulgado recentemente pela OCDE, 18,4% da população portuguesa sofre de doença mental.

No total foram analisados 36 países, 28 dos quais Estados-membros da União Europeia, onde “mais de 1 em cada 6 pessoas nos países europeus sofre de um problema mental”, apontando para 84 milhões de pessoas afetadas. “Os problemas mais comuns são ansiedade, com uma estimativa de 25 milhões de pessoas a viver com este problema, seguido de depressão, que afeta 21 milhões de pessoas. Estima-se que 11 milhões de indivíduos na Europa tenham problemas de consumo de álcool e/ou drogas. Doenças mentais graves como a doença bipolar afeta quase cinco milhões de pessoas e a esquizofrenia 1,5 milhões”, pode ler-se no relatório.

Maria Helena Gomes fazia parte destes números, tendo-lhe sido diagnosticada uma depressão profunda, que a impedia de ter uma vida normal.

“Sofria com uma depressão profunda, devido a um casamento destruído e a um processo de divórcio muito problemático. Todos esses problemas afastaram-me da vida laboral e estava completamente desmotivada para viver. Mesmo com um tratamento psiquiátrico de dois anos e meio, estava condenada a sobreviver com uma pré-reforma por invalidez.

Na altura, só pensava em acabar com a minha própria vida e, num desses momento de desespero, ao ligar a TV, vi o programa da Universal, que me despertou e me deu forças para me levantar e me dirigir até à Igreja. Posso dizer que foi a minha salvação, pois lá ajudaram-me a fortalecer a minha fé e a minha vida mudou completamente.

Hoje, estou curada da depressão e voltei à vida laboral. Agora, tenho paz, alegria e vontade de viver.”

Descubra a Universal mais perto de sua casa.

Fonte: ionline.sapo.pt

Artigos relacionados