O seu filho mente-lhe com frequência?

Como detetar se o seu filho lhe está a dizer uma mentira? Infelizmente, cada vez mais pais se deparam com esta realidade, sem saberem o que fazer para alterá-la

O que fazer diante da mentira?… com certeza que muitos pensarão que uma mentira, dependendo doa situação, não será tão grave assim, até porque com certeza todos, um dia, já dissemos uma. Contudo, se muitos rapidamente desculpabilizam e descartam a importância de se mentir, o caso muda completamente de figura quando se trata de um filho seu. Outros elementos entram em ação, pois

É fundamental que, ao detectar uma mentira, os pais não discutam e muito menos batam, mas, sim, conversem sobre a importância de se ser uma pessoa verdadeira e honesta, tanto nas palavras quanto nas atitudes.

Num dos episódios da série “Pais e Filhos”, Renato e Cristiane Cardoso aconselham que os pais não se devem descontrolar, mas tratar o problema que a criança tentou encobrir e, acima de tudo, conversar sobre as consequências da mentira.
“Você bate e espera que ela não minta mais, mas a criança leva um choque, porque levou este tipo de punição e, na verdade, com isso, ela aprende a mentir melhor para não ser descoberta de novo”, esclarece Renato.

Fazer com que os filhos arquem com as consequências das suas mentiras é a melhor saída, acrescenta Renato. “Temos que ensinar os nossos filhos a arcar com as consequências da mentira. Se ele mentir que tirou notas boas, quando na verdade as notas foram más, por exemplo, explique que não pode mentir, e diga que ele deverá fazer os seus trabalhos de casa na sua frente, antes de brincar. É uma consequência que ele vai ter que enfrentar, não por causa da mentira, mas pelo que ele tentou encobrir”, ensinou.

O palestrante também explica que este tipo de comportamento fará com que ele chegue mais preparado para a vida adulta. “A vida não quer saber se você fala ou não a verdade. A vida só quer saber das consequências. Se você passar acima do limite de velocidade e um guarda de trânsito lhe parar, não adianta inventar uma mentira dizendo que a sua mãe está a passar mal e você precisa de chegar rápido, ele simplesmente vai-te multar, porque a consequência de passar acima do limite permitido é a multa. A vida lhe dará a consequência do que você faz”, concluiu.

.

Rui foi um exemplo de jovem que teve uma relação difícil com os seus pais, pois para ele o que mais importava eram os vícios e as noitadas. Porém, após uma dura aprendizagem com a vida, só assim o jovem se transformou na pessoa que sempre sonhou ser. (Clique aqui e conheça melhor a história de Rui)