O pão dos Céus e sua lição

Pela manhã, Deus alimentava o povo no deserto com o maná. Entenda

Quando o povo hebreu foi liberto da escravidão no Egito, todos foram conduzidos por Moisés pelo deserto até Canaã, a Terra Prometida, onde habitariam. Havia cerca de 2,5 milhões de pessoas no grupo.

Entretanto, o deserto é um lugar desafiador. Os dois elementos mais básicos para a vida humana (água e alimento) podem ser extremamente difíceis de serem encontrados por ali.

Então, Deus resolveu alimentar a multidão com o maná, que era um tipo de pão que após seu preparo lembrava o sabor de mel e azeite fresco. Uma iguaria Divina (Êxodo 16:4).

Aprendendo a confiar em Deus

A ordem de Deus, no entanto, era que o povo colhesse uma porção apenas para um dia. Pois, Ele proveria mais do alimento no dia seguinte. As pessoas que não se atentavam para esta ordem Divina e recolhiam mais do que o necessário, no dia seguinte, encontravam tudo apodrecido. (Êxodo 16:19-20).

“Era uma forma de provar a fidelidade do povo. Porque, Deus ordenou através de Moisés dizendo que ninguém deveria colher mais do que poderia comer naquele dia. Então, o povo colhia só o que precisava. E aquilo era uma prova da confiança do povo em Deus. Mas os que não confiaram, guardaram em casa. No dia seguinte, o maná estava estragado. Porque, eles não acreditaram na Palavra de Deus”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante o encontro do dia 27 de setembro, no Templo de Salomão.

Em outras palavras, o Altíssimo ensinou para o povo duas lições: obediência e dependência. Ou seja, obedecer às orientações de Deus e confiar que Ele cumprirá o que foi dito. O mesmo deve acontecer nos dias de hoje, entre os que servem a Deus.

“Assim, também, nós damos o nosso dízimo e dependemos de Deus. Parece que vai faltar. Se eu tirar 10% e ficar com 90% (especialmente, se eu estiver em uma situação financeira apertada), o pensamento é: vai faltar. Mas, aí está a nossa dependência em Deus. Ele proverá”, concluiu o Bispo.

Igualmente, o Senhor Jesus nos ensinou, na oração do “Pai Nosso”, que o Deus-Pai nos supre a cada dia com o “pão” (tanto o material, quanto o espiritual).

A novela os “Dez Mandamentos“, que foi exibida pela Record TV, ilustrou este episódio da Bíblia. Confira no vídeo abaixo:

Domingo do Maná

Dia 4 de outubro, será o “Domingo do Maná”, em toda a Universal, a festa das primícias com o pão que desceu dos Céus. Participe no Cenáculo do Porto ou em um endereço mais próximo levando um pão consigo.

Fonte: Universal.org

Artigos relacionados